Promoção de competências infocomunicacionais em um contexto de educação aberta : uma proposta de customização do curso “Promoção de Competências Infocomunicacionais no Ensino Superior” para a modalidade MOOC
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho trata da promoção das competências infocomunicacionais em um contexto de educação aberta. Tem o objetivo de determinar as ações metodológicas necessárias para a customização de um curso de promoção de competências infocomunicacionais, da modalidade de ensino a distância (EAD), para a modalidade de cursos online abertos massivos (MOOC). Para isso, foi realizada a análise dos aspectos organizacionais, metodológicos, tecnológicos e de conteúdo empregados: (i) no curso EAD que será cu ...
Este trabalho trata da promoção das competências infocomunicacionais em um contexto de educação aberta. Tem o objetivo de determinar as ações metodológicas necessárias para a customização de um curso de promoção de competências infocomunicacionais, da modalidade de ensino a distância (EAD), para a modalidade de cursos online abertos massivos (MOOC). Para isso, foi realizada a análise dos aspectos organizacionais, metodológicos, tecnológicos e de conteúdo empregados: (i) no curso EAD que será customizado; (ii) em outras iniciativas de promoção de competências infocomunicacionais que se apresentam na modalidade MOOC; (iii) e em cursos MOOC disponibilizados na plataforma Lúmina da UFRGS, que será a plataforma utilizada para disponibilizar a versão customizada do curso. O embasamento teórico desta pesquisa foi realizado por meio de levantamento bibliográfico nas áreas das competências infocomunicacionais e dos cursos online abertos e massivos ou MOOCs. Esse levantamento levou à apropriação e sistematização de conceitos que dão sustentação teórica à proposta empírica: um plano estrutural para o curso MOOC “Competências Infocomunicacionais para Bibliotecários”. O curso, customizado para a plataforma Lúmina, repositório de cursos online gratuitos da UFRGS, representa o produto final e principal resultado da pesquisa que levou a este Trabalho de Conclusão de Curso. ...
Abstract
The theme of this work is the promotion of infocommunication skills in an open education environment. It will determine the methodological decisions for the customization of the course “Promoção e Competências Infocomunicacionais no Ensino Superior'' from a distance learning course to a massive open online course (MOOC). It presents, the analysis of the organizational, methodological, technological and content aspects of: (i) the course that will be customized; (ii) other initiatives to promote ...
The theme of this work is the promotion of infocommunication skills in an open education environment. It will determine the methodological decisions for the customization of the course “Promoção e Competências Infocomunicacionais no Ensino Superior'' from a distance learning course to a massive open online course (MOOC). It presents, the analysis of the organizational, methodological, technological and content aspects of: (i) the course that will be customized; (ii) other initiatives to promote infocommunication skills that are presented in as a MOOC; (iii) in MOOCs available on the platform Lumina UFRGS, which will be the platform used to power the customized version of the course. The theoretical basis of this research is information literacys and massive open online courses (MOOCs). This work resulted in a structural plan for the MOOC course “Competencias infocomunicacionais para bibliotecarios” that will be offered on the LUMINA UFRGS platform in the second half of 2021. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (811)
Este item está licenciado na Creative Commons License