Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorVeit, Maria Helena Deganipt_BR
dc.date.accessioned2021-09-22T04:23:48Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230024pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo resulta de um estudo de caso do processo de formação inicial de professores para o Ensino Médio, em curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O foco é a relação pedagógica estabelecida entre 30 professores estagiários e alunos do Ensino Médio, como parte das atividades da disciplina de Prática de Ensino, sendo analisadas interações entre docentes e alunos, enfocando a constituição da posição de autoridade do jovem professor. É discutido o planejamento do discurso regulador – categoria pertencente à perspectiva teórica de Basil Bernstein – direcionado pelo princípio do respeito mútuo e caracterizado pela explicitação de regras contextuais para práticas sociais. A pesquisa empregou como referencial teórico-metodológico além das contribuições de Basil Bernstein, conceituação do interacionismo simbólico.pt_BR
dc.description.abstractThis article is the result of a case study concerning the initial training of high school teachers majoring in Biological Sciences. It focuses on the pedagogical relationship established between 30 trainee teachers and High School students, as one of the activities involved in the discipline called Teaching Practice. Interactions between teachers and students are analyzed looking at how the position of authority of a young teacher is constituted. The planning of the regulative discourse is discussed, a category that belongs to the theoretical perspective of Basil Bernstein, guided by the principle of mutual respect and characterized by spelling out the contextual rules for social practices. Besides the contributions of Basil Bernstein, the theoretical-methodological reference of this research is based on concepts of symbolic interactionism.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 36, n. 1 (jan./abr. 2011), p. 295-316pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTraining of biology teachersen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectSociological perspectiveen
dc.subjectCurso de Biologiapt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.titleEstágio docente : análise de interações sociais em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeTeaching internship : analysis of social interactions in the classroomen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000775834pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples