Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Aracy Ernstpt_BR
dc.contributor.authorMutti, Regina Maria Varinipt_BR
dc.date.accessioned2021-09-22T04:23:39Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230008pt_BR
dc.description.abstractO artigo, centrado teoricamente na análise de discurso de tradição pecheuxtiana, situa a formação do sujeito-pesquisador nessa disciplina como modo de subjetivação. A partir da indicação das condições em que a formação do sujeito-pesquisador se manifesta na contemporaneidade, especificamente no ensino superior de pós-graduação stricto sensu, explicitam-se sentidos acerca dos espaços e práticas em que se insere. Salienta-se o pertencimento às comunidades de pesquisa e a escrita da pesquisa, manifestação da singularidade do sujeito, na retomada dos pressupostos teóricos da área em novas pesquisas, atestando a mobilidade da memória discursiva. A seguir, enfocando a especificidade dos procedimentos analíticos, numa perspectiva de sistematização, são definidas as noções de falta, excesso e estranhamento, tendo em vista a constituição e a interpretação do corpus discursivo, buscando subsidiar pedagogicamente o trabalho de interpretação do analista de discurso.pt_BR
dc.description.abstractThe article, following the discourse analysis tradition of Michel Pêcheux, focuses on the in-training researcher subject as a form of subjectivation. Departing from an examination of the contemporary conditions to which researchers are subjected, specifically in post-graduate studies, it seeks to explain the meanings of the spaces and practices in which they are inserted. Emphasis is placed on the research and writing communities to which they belong, on their singularity as subjects, on their application of the theory to other areas of research, to confirm the mobility of discursive memory. Then, focusing on the specificity of analytical procedures, from a classification perspective, the notions of lack, excess and strangeness are defined, in view of the constitution and interpretation of discursive corpus, seeking to subsidize the pedagogical work of interpretation of the analyst discourse.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 36, n. 3 (set./dez. 2011), p. 817-833pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLacken
dc.subjectPesquisadorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectExcess and strangenessen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.titleO analista de discurso em formação : apontamentos à prática analíticapt_BR
dc.title.alternativeThe in-training Research Analyst : notes for analytical practiceen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000815750pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples