Show simple item record

dc.contributor.authorDusigne, Jean Françoispt_BR
dc.contributor.authorMüller, Márciopt_BR
dc.contributor.authorIcle, Gilbertopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-22T04:23:27Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn2237-2660pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229981pt_BR
dc.description.abstractEste artigo propõe uma reflexão sobre a noção de presença cênica. Ao passar em revista os termos frequentemente utilizados para evocar essa qualidade essencial do trabalho do ator – perceptível aos olhos de todos, mas sempre difícil a definir –, o autor mostra o quanto o conceito de presença é oscilante e ideológico. A partir de uma abordagem histórica, ele discorre sobre a evolução das ideias e dos critérios relativos à presença do ator desde que a encenação, no final do século XIX, começou a se afirmar como arte. Sua reflexão se baseia notadamente sobre as experiências desenvolvidas por Constantin Stanislavski e, mais tarde, por Ariane Mnouchkine. De um modo geral, o autor demonstra como os estudos da presença permitem avaliar o impacto produzido pelo ator sobre o público.pt_BR
dc.description.abstractThis article proposes a reflection on the notion of stage presence. In reviewing the terms frequently used to evoke this essential quality of acting – perceptible to anyone but always difficult to define –, the author shows to which degree the concept of presence can be oscillating and ideological. From a historical approach, he discusses the evolution of ideas and criteria for the actor's presence since staging, in the late nineteenth century, began to assert itself as a form of art. His reflection is based mainly on the experiments developed by Stanislavski and, later on, by Ariane Mnouchkine. In general, the author demonstrates how presence studies allow for an assessment of the actor's impact upon the public.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de estudos da presença. Porto Alegre. Vol. 1, n. 1 (jan./jun. 2011), p. 28-42pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPresenceen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectActingen
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectReceptionen
dc.subjectConstantin Stanislavsken
dc.subjectAriane Mnouchkineen
dc.titleA incandescência, a flor e o anteparopt_BR
dc.title.alternativeIncandescence, the flower and the parapet en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000794834pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record