Comunicação virtual em museus de arte universitários: estudos de caso do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG)
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta pesquisa busca entender como os museus de arte universitários comunicam sua missão e suas ações museológicas utilizando as mídias sociais. Os museus escolhidos para os estudos de caso foram o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), vinculado à Universidade de Passo Fundo (UPF), e o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), pertencente à Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A fim de que as reflexões desenvolvidas respondam às especificidades e às potencialidades dos museus de arte n ...
Esta pesquisa busca entender como os museus de arte universitários comunicam sua missão e suas ações museológicas utilizando as mídias sociais. Os museus escolhidos para os estudos de caso foram o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), vinculado à Universidade de Passo Fundo (UPF), e o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), pertencente à Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A fim de que as reflexões desenvolvidas respondam às especificidades e às potencialidades dos museus de arte no contexto universitário, primeiramente levantamos o estado da arte das pesquisas sobre museus universitários e museus de arte em universidades, o que nos permitiu caracterizar o contexto dos museus de arte universitários: definições, origens, desafios, funções e papel. Em seguida, discutimos a relevância da comunicação museológica, situando-a em relação à presença dos museus na internet e nas redes sociais, assim como abordamos as especificidades da comunicação museológica nos museus universitários. A análise se desenvolveu a partir da identificação de quais assuntos são mais recorrentes nas publicações da linha do tempo das Fanpages no Facebook do MAVRS e do MALG. Para a identificação dos assuntos presentes nas publicações partimos da análise de conteúdo, proposta por Laurence Bardin (1977). Nas considerações finais, apresentamos questões e reflexões sobre a comunicação virtual dos museus de arte universitários, a fim de contribuir para o planejamento e gestão das publicações em suas redes sociais. ...
Abstract
This research seeks to understand how university art museums communicate their mission and museum actions using social media. The museums chosen for the case studies were the Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), linked to the Universidade de Passo Fundo (UPF), and the Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), belonging to the Universidade Federal de Pelotas (UFPel). In order to respond to the specificities and potentialities of art museums in the university context, we first raise the st ...
This research seeks to understand how university art museums communicate their mission and museum actions using social media. The museums chosen for the case studies were the Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), linked to the Universidade de Passo Fundo (UPF), and the Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), belonging to the Universidade Federal de Pelotas (UFPel). In order to respond to the specificities and potentialities of art museums in the university context, we first raise the state of the art of research on university museums and art museums in universities, which allowed us to characterize the context of university art museums: definitions, origins, challenges, functions and paper. Next, we discuss the relevance of museological communication, situating it in relation to the presence of museums on the Internet and social networks, as well as addressing the specificities of museological communication in university museums. The analysis was developed from the identification of which subjects are most recurrent in the posts of the Fanpages timeline on Facebook of MAVRS and MALG. For the identification of the subjects present in the publications we start from the content analysis, proposed by Laurence Bardin (1977). In the final considerations, we present questions and reflections on the virtual communication of university art museums, in order to contribute to the planning and management of publications in their social networks. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Museologia (153)
Este item está licenciado na Creative Commons License