Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMello, Julio Brugnarapt_BR
dc.contributor.authorMello, João Henrique Ploiapt_BR
dc.contributor.authorVian, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorGaya, Anelise Reispt_BR
dc.contributor.authorGaya, Adroaldo Cezar Araujopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-17T04:28:00Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn0101-3289pt_BR
dc.identifier.issn0101-3289pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229934pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do estudo é identificar a associação da aptidão cardiorrespiratória (ApC) de adolescentes com a atividade física (AF) e as características pedagógicas da educação física escolar (EFi). Avaliaram‐se 236 escolares do ensino médio (90 meninos) e seus professores de EFi. Foi feito teste de corrida de seis minutos, foram usados pedômetros, questionário (escolares) e entrevista (professores). Usaram‐se unidades de significado e categorização por meio de análise de conteúdo, além do teste t de Student, Anova e regressão linear. A ApC dos escolares que não fazem EFi não difere da dos que fazem (p >0,05). Identificamos a falta de ação dos professores de EFi sobre a promoção da saúde (análise qualitativa). O sexo e a AF predizem 47% da variabilidade da ApC dos escolares (R2: 0,474; p < 0,01).pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study is to identify the association of the cardiorespiratory fitness (CRF) of adolescents with physical activity (PA) and the pedagogical characteristics of the School Physical Education (SPE). A total of 236 high school students (90 boys) and their SPE teachers were evaluated. A 6‐minute running test, pedometer, questionnaire (students) and interview (teachers) were performed. We used units of meaning and categorization through content analysis, besides the Student's t test, ANOVA and linear regression. The CRF of the students who do SPE do not different who do SPE (p > 0.05). We identified the lack of action of SPE teachers on health promotion (qualitative analysis). Sex and PA predict 47% of the school's CRF variability (R2: 0.474, p < 0.01).en
dc.description.abstractEl objetivo del estudio fue identificar la asociación de la aptitud cardiorrespiratoria (ApC) de adolescentes con la actividad física (AF) y las características pedagógicas de la educación física escolar (EFi). Se evaluó a 236 estudiantes de ensenanza ˜ secundaria (90 ninos) ˜ y a sus profesores de EFi. Se realizó una carrera de 6 minutos, se usaron podómetros, un cuestionario (estudiantes) y una entrevista (profesores). Se utilizaron unidades de significado y categorización mediante análisis de contenido, además de la prueba de la t de Student, Anova y regresión lineal. La ApC de los estudiantes que no realizan EFi no se diferencia de los que la realizan (p >0,05). Identificamos la falta de iniciativa de los profesores de EFi en la promoción de la salud (análisis cualitativo). El sexo y la AF pronostican el 47% de la variabilidad de la ApC de los estudiantes (R2: 0,474; p < 0,01).es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Ciências do Esporte. Brasília. Vol. 41, n.4 (Oct./Dec. 2019) p. 367-375pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Ciências do Esporte. Brasília. Vol. 41, n.4 (Oct./Dec. 2019) p. 367-375pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAptidão físicapt_BR
dc.subjectPhysical fitnessen
dc.subjectMotor activityen
dc.subjectAtividade motorapt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectTeensen
dc.subjectAptitud físicaes
dc.subjectActividad motoraJóveneses
dc.subjectCentro de enseñanza secundariaes
dc.subjectJóveneses
dc.titleAssociação da aptidão cardiorrespiratória de adolescentes com a atividade física e a estrutura pedagógica da educação física escolarpt_BR
dc.title.alternativeAdolescents’ cardiorespiratory fitness association with physical activity and pedagogical structure of school physical education en
dc.title.alternativeAsociación de la aptitud cardiorrespiratoria de jóvenes con la actividad física y la estructura pedagógica de la educación física escolar es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001131254pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples