Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Ana Karinpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Shayane Machado dospt_BR
dc.date.accessioned2021-09-16T04:22:26Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229889pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda a temática das marcas-humanas de atletas negros e como se relacionam como suas declarações sobre problemáticas como o racismo e manifestações da cultura negra. O objetivo geral foi analisar como as marcas-humanas são construídas no contexto do posicionamento sobre questões raciais. Do ponto de vista metodológico, foram usados os métodos de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo e, como técnica, a análise de conteúdo. A coleta de dados contemplou publicações no Twitter e Instagram, comentários dos públicos em publicações, entrevistas e manchetes midiáticas. Esses dados foram analisados através de cinco categorias fundamentadas no percurso teórico, sendo elas a formulação de construção de imagem-conceito, endosso de marcas e figuras públicas, visibilidade midiática, engajamento nas redes sociais e tipo de posicionamento em relação às questões raciais. Percebeu-se através da análise que a construção de marcas-humanas fortes de atletas negros não significa que elas serão fortes no contexto do posicionamento sobre questões raciais, já que o histórico dos atletas e as percepções de autenticidade sobre os seus posicionamentos influenciam em como a mídia e os públicos irão interpretá-los. Concluiu-se também que atletas que não possuem marcas-humanas fortes fora desse contexto tem a potencialidade de gerar identificação nos públicos e atender alguns dos atributos do conceito de marcas-humanas, e que os esforços de profissionais de comunicação, assim como a mídia, estão no centro do estabelecimento de atletas como líderes do movimento negro.pt_BR
dc.description.abstractThis study deals with the theme of black athletes’ human brands and how that relates to their statements regarding racism or manifestations of black culture. The main goal was to analyze how human-brands are built in the context of discourse about racial issues. The methodology consisted of bibliographical research and field research and, as a technique, content analysis was used. The gathering of data contemplated Twitter and Instagram publications, public comments, interviews and media headlines. That data was analyzed through five categories based on the theoretical canvas of this study. The categories are: the development of images concept, brand and public figure endorsement, media visibility, engagement in social media and types of discourse over black issues. Through the analysis, it was possible to realize that black athletes’ developing a strong human-brand does not mean it will be strong in the context of black issues, as the history of each athlete and perceptions of authenticity over their statements affect how the media and the public will interpret those statements. It was concluded that athletes that don’t have strong human-brands outside of this context still have the potential to create identification in the public and to match some of the attributes of the concept of human brands. In that sense, the efforts of communications professionals, as well as the media, are in the center of the establishment of athletes as leaders of the black movement.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarcapt_BR
dc.subjectHuman-brandsen
dc.subjectBlack soccer playersen
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectSports racismen
dc.subjectSports activismen
dc.subjectNegropt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.titleA intersecção entre jogadores de futebol, raça e as marcas-humanaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001131422pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples