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dc.contributor.advisorBaldissera, Rudimarpt_BR
dc.contributor.authorKaiber, Bianca de Aguiarpt_BR
dc.date.accessioned2021-09-16T04:22:15Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229873pt_BR
dc.description.abstractO trabalho busca examinar a comunicação organizacional da ‘Nuwa – Conteúdo e Comunidade’, uma empresa com serviços oferecidos exclusivamente para mulheres e gerida por mulheres, a partir da análise das publicações que ela desenvolve e publica no Instagram, considerando de que forma, que conteúdos e perspectivas aborda, tendo em conta o contexto de pandemia de covid-19. O estudo foi realizado segundo os procedimentos metodológicos da análise de conteúdo, com base em Bardin (2016) e Fonseca (2006), abrangendo 150 publicações da Nuwa, publicadas no seu perfil no Instagram entre 17 de março de 2020 e 17 de março de 2021. Como complemento à análise, seis comentários de seguidoras foram avaliados, com a técnica de análise e interpretação proposta por Gil (2008). Foi possível identificar que a comunicação feita pela Nuwa no Instagram tem foco e coerência com os propósitos a que se propõe: criar e fomentar redes e comunidades de mulheres e auxiliar no seu desenvolvimento pessoal e profissional, abordando desde questões profissionais até temas como bem-estar, com foco na saúde mental e na diminuição da autocobrança, tendo em vista o contexto de pandemia. Consideramos que a organização é coesa e desenvolve bem a comunicação focada no público feminino, mas pode se aprofundar ainda mais em temas como a habilidade de liderança. Sobre as respostas das seguidoras, percebemos forte identificação com os conteúdos publicados pela Nuwa.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to examine the organizational communication of 'Nuwa - Content & Community', a business with services offered exclusively for women and managed by women, based on the analysis of the publications it develops and publishes on Instagram, and considering how, what content and perspective are adopted, in view of the context of the covid-19 pandemic. The study was based on Bardin (2016) and Fonseca (2006) methodological procedures of content analysis, covering 150 posts published between March 17, 2020 and March 17, 2021 on Instagram. As a complement to the analysis, six comments from followers were evaluated, with the analysis and interpretation technique proposed by Gil (2008). Thereby, it was possible to identify that the communication developed by Nuwa on Instagram has focus and coherence with the purposes that it proposes: to create and foster networks and communities of women and assist in their personal and professional development, addressing from professional issues to topics such as well-being, focusing on mental health and reducing self-demand considering the context of a pandemic. We believe that the organization is cohesive and develops communication well focused on the female audience, but can go even deeper into issues such as leadership skills. About the responses of the followers, a strong identification with the contents published by Nuwa was identified.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganizational communicationen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectSocial networksen
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectCommunication in the pandemic contexten
dc.subjectPandemia de COVID-19 (2020-)pt_BR
dc.titleDe mulheres para mulheres: a comunicação organizacional no Instagram da Nuwa durante a pandemia de Covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001131380pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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