Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPiedras, Elisa Reinhardtpt_BR
dc.contributor.authorJung, Vitor Fernando da Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-16T04:22:12Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229871pt_BR
dc.description.abstractO trabalho irá abordar a comunicação no matchday do futebol, compreendendo as ações dos times Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (Grêmio F.B.P.A) e Sport Club Internacional (S. C. Internacional) nos jogos no Campeonato Gaúcho de 2020. O estudo aponta as atividades que pertencem a uma partida sob a ótica do marketing esportivo, identificando a forma como as duas equipes promovem o espetáculo e impulsionam o envolvimento de seus torcedores com os eventos. As informações foram coletadas a partir de uma pesquisa qualitativa de objetivo exploratório, na qual, foi possível analisar nove duelos do campeonato aderindo ao método etnográfico e netnográfico. As principais obras e referências de autores serão ‘O evento esportivo como objeto de Marketing’ de Henrique Nicolini e ‘Administração de Marketing’ de Philip Kotler e Kevin Keller. Os resultados obtidos evidenciaram a importância da comunicação no processo de engajamento dos torcedores e na construção das diferentes estratégias adotadas pelas duas agremiações de Porto Alegre, ilustrando um mercado do futebol mais atento ao marketing na busca da qualificação da experiência de frequentar os estádios.pt_BR
dc.description.abstractThe work will adress communication on the matchday of football, understanding the actions of teams Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (Grêmio F.B.P.A) e Sport Club Internacional (S. C. Internacional) in the games in the Gaucho Championship 2020. The study points out the activities that belong to a match from the perspective of sports marketing identifying how the teams promote the show and boost their fans’ involvement with the events. The information was collected from a qualitative exploratory objective research, in which it was possible to analyze nine league matches adhering to the ethnographic and netnographic method. The main works and references of authors will be 'The sporting event as a Marketing object' of Henrique Nicolini and ‘Marketing Administration’ of Philip Kotler and Kevin Keller. The results showed the importance of communication in the fan engagement process and in the construction of different strategies adopted by the two associations of Porto Alegre, illustrating a football market more attentive to marketing in the search of qualification of the experience of attending the stadiums.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectMatchdayen
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectFootballen
dc.subjectGaucho championshipen
dc.titleComunicação no matchday do futebol do Campeonato Gaúcho : a experiência de Grêmio e Internacional em 2020pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBrum, Enéiaspt_BR
dc.identifier.nrb001131378pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples