Estéticas do trauma : um simulacro de assimilação cultural e uma poética de resistência
dc.contributor.advisor | Schmidt, Rita Terezinha | pt_BR |
dc.contributor.author | Vogt, Loiva Salete | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-14T04:27:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/229723 | pt_BR |
dc.description.abstract | A identidade migrante e diaspórica formou a nação hoje chamada de Estados Unidos da América. Um grupo, em especial, passou a ter maior visibilidade no período Pós Onze de Setembro, o que favoreceu a publicação, em inglês, de obras literárias produzidas por autores provenientes de culturas islâmicas no país. A narrativa nos romances The Kite Runner (2003) de Khaled Hosseini e Once in a Promised Land (2007) de Laila Halaby apresenta a problemática do deslocamento cultural e identitário de seus personagens de modo que suas trajetórias são marcadas por eventos traumáticos. A hipótese é de que a primeira obra reafirma o discurso midiático hegemônico norte-americano que demanda a imposição da cultura norte-americana e justifica sua intervenção no Oriente Médio, enquanto a segunda apresenta um discurso subversivo que caminha em direção a uma proposta cultural híbrida que é, no entanto, inviabilizada pelos problemas internos dos Estados Unidos, tais como preconceitos e segregação, os quais geram condições para conflitos étnicos e políticos. O objetivo é analisar, sob o viés de aportes da Literatura Comparada, o modo pelo qual o trauma – relacionado ao deslocamento cultural do outro e à formação da subjetividade no contexto histórico e cultural norte-americano pós Onze de Setembro – está intimamente relacionado a questões identitárias com foco em pertencimentos de gênero, classe social, etnia e religião no contexto discursivo dos romances em destaque. Por fim, pretende-se evidenciar como as narrativas inscrevem posicionamentos políticos comprometidos ou não com um binarismo maniqueísta que repercute na questão da assimilação cultural. A fundamentação da pesquisa se alimenta de Teorias Pós-coloniais, de Estudos Culturais e de Gênero. | pt_BR |
dc.description.abstract | The migrant and diasporic identity formed the nation today called the United States of America. One group in particular started to have more visibility in the Post-9/11 period, which favored the publication, in English, of literary works produced by authors from Islamic cultures in the country. The narrative process in the novels The Kite Runner (2003) by Khaled Hosseini and Once in a Promised Land (2007) by Laila Halaby present the cultural and identity displacement of characters in social mismatch, evidenced by their trauma narratives. The hypothesis is that the first work reaffirms the North American hegemonic media discourse that demands the imposition of American culture and justifies its intervention in the Middle East, while the second novel presents a subversive discourse that moves towards a hybrid transcultural proposal that becomes impossible, however, by the internal problems of the United States, such as prejudices and segregation, which generate conditions for ethnic and political conflicts. The objective of the research is to analyze, under the bias of Comparative Literature, the way in which trauma – related to the cultural displacement of the other and the formation of subjectivity in the North American historical and cultural context Post- 9/11 – is attached to identity issues, with a focus on belonging to gender, class, ethnicity, and religion in the discursive context of the featured novels. Finally, it is intended to show how the narratives inscribe political positions committed or not to a Manichaean binarism, that affects the issue of cultural assimilation. The basis of the research is Post-colonial Theories, as well as Cultural and Gender Studies. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Trauma | pt_BR |
dc.subject | Cultural trauma | en |
dc.subject | Atentado terrorista de 11 de setembro de 2001 | pt_BR |
dc.subject | September 11th | en |
dc.subject | Migração | pt_BR |
dc.subject | Middle East migration | en |
dc.subject | North-american literature | en |
dc.subject | Literatura norte-americana | pt_BR |
dc.subject | História política | pt_BR |
dc.subject | Political history | en |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Oriente Médio | pt_BR |
dc.title | Estéticas do trauma : um simulacro de assimilação cultural e uma poética de resistência | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001131160 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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