Mostrar registro simples

dc.contributor.authorScremin, Simone Medianeirapt_BR
dc.contributor.authorMarques, Luciana Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2021-09-10T04:28:25Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2525-507Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229715pt_BR
dc.description.abstractA ideia deste artigo foi compreender os processos e dados de realidade que permeiam o Serviço de Emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a partir da percepção dos residentes sobre a superlotação e propor estratégias educativas e psicoeducativas, que auxiliem a equipe na melhor condução dos casos atendidos. Para dar conta da complexidade deste cenário, nos aventuramos a trilhar pelo caminho da cartografia como método de pesquisa-intervenção. Iniciamos o percurso descrevendo o cenário que servirá de campo de análise. Apresentaremos uma breve revisão histórica da criação do hospital e dos serviços de emergências e urgências hospitalares, focalizando na questão da superlotação, o pano de fundo desse trabalho. Acionamos a investigação a partir de dois encontros realizados com os residentes do Serviço de Emergência, contamos com a participação dos residentes do primeiro ano da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde e da Residência em Medicina de Emergência. Participaram da pesquisa todos os residentes que permanecem por, no mínimo, um ano no Serviço de Emergência, totalizando dez residentes, sendo sete da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, ênfase Adulto Crítico e três da Residência em Medicina de Emergência. Estimulado pelo processo de análise e o discurso dos residentes constatamos que o trabalho desenvolvido no Serviço precisa ser realizado de forma coletiva, reforçando a importância de cada vez mais se fortalecer o trabalho interprofissional, assim como, investir na construção de atendimentos que levem em conta a humanização e a integralidade do cuidado. A expectativa é que este trabalho possa servir de estímulo para uma mudança de paradigma pedagógico através de ações educativas e psicoeducativas que possam trazer benefícios à qualidade da assistência prestada ao paciente, tanto a fornecida pela equipe contratada pela instituição quanto pelos estudantes que estão ali para se capacitarem, através da formação em serviçopt_BR
dc.description.abstractThe idea of the study was to understand the processes and reality data that permeate through Hospital de Clínicas de Porto Alegre´s Emergency Service from the perception of residents on overcrowding. As well as to propose educative and psycho-educative strategies, that could help teams in the best possible conduct with the attended cases. To help us understand this complex scenario, we used the cartography method of researchintervention. We started this trajectory describing this scenario that will serve as an analysis field; history related aspects, as the Emergency Service specificities. Throughout the study, we present a brief historical review of the hospital and the emergency and urgency services, focusing on the overcrowding situation, which is the backdrop of this study. The investigation originated from two meetings with the Emergency Service residents. We had the collaboration of the first year residents of the Multidisciplinary Integrated Residency and the Emergency Medical Residency. All residents who participated in the study worked for a minimum of one year in the environment, giving a total of ten residents. Seven of which were from the Multi-professional Residence with emphasis in adult critical care, and three Medical Emergency residents. Stimulated by the analysis process and the residents’ dialogs, we recognised that the work developed in the Emergency Service needs to be accomplished collectively, reinforcing the relevance of strengthening the inter-professional work as well as investing in patient care that prioritises humanization and integrated care. The expectation of this work is to serve as an incentive for a pedagogic paradigm shift through psycho-educational and educational actions and that it can bring benefits to the quality of care given to patients, as much for the care provided by the team contracted by the institution as for the students who are there to train through practical experience.en
dc.description.abstractUna idea de los procesos y los datos de la realidad que permean el Servicio de Emergencia del Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a partir de la percepción de los residentes sobre la superlación y el proporciones educativas y psicoeducativas, que ayudan a mejorar la conducción de los casos atendidos para dar cuenta de la complejidad de este escenario, nuestros viajes por el camino de la cartografía como método de búsquedaintervención. Iniciamos o percurso describiendo el panorama que sirve de campo de análisis. Presentaremos una breve revisión histórica de la creación del hospital y dos servicios de emergencias y urgencias hospitalarias. Acionamos una investigación a partir de dos encuentros con los residentes del Servicio de Emergencia, contamos con la participación de los residentes en el primer año de la Residencia Integrada de la Salud y la Residencia en Medicina de Emergencia. Participar en la investigación de todos los residentes que permanecen por, no mínimo, un año no Servicio de Emergencia, totalizando diez residentes, siendo siete de Residencia Integrada Multiprofissional en Salud, enfermero Adulto Crítico y tres de Residencia en Medicina de Emergencia. Estimado por el proceso de análisis y el discurso de los residentes constatamos que el trabajo se ha desarrollado no El servicio se necesita para la realización de la formación, reforzar la importancia de cada vez más fortalecer el trabajo interprofesional, e a integralidade do cuidado. A expectativa de que este trabajo puede servir de estímulo para una modificación de paradigma pedagógico a través de acciones educativas y psicoeducativas que traen beneficios a la calidad de las prestaciones prestadas al paciente, capacitarem, através de la formación en el servicio.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista saberes plurais : educação na saúde. Vol. 2, n. 2 (ago. 2018), p. 110-133pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAtendimento hospitalarpt_BR
dc.subjectTeaching hospitalen
dc.subjectEmergency serviceen
dc.subjectOvercrowdingen
dc.subjectResidenceen
dc.subjectMulti-professional worken
dc.subjectHospital de ensinoes
dc.subjectServicio de emergenciaes
dc.subjectSuperlotaciónes
dc.subjectResidenciaes
dc.subjectTrabajo multiprofesionales
dc.titleEmergência lotada : percepções dos residentes sobre o trabalho multiprofissionalpt_BR
dc.title.alternativeOvercrowding emergency : perceptions of residents on multiprofessional worken
dc.title.alternativeEmergencia y superlotación : percepciones de los residentes sobre el trabajo multiprofesionales
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001074507pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples