Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerreira, Gislaine Rossetti Madureirapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Carolina Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-10T04:28:01Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229703pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta a análise de redes formadas em um curso realizado na modalidade a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem ROODA. Dessa forma, foram observadas as interações dos alunos no intuito de promover ao professor uma reflexão sobre sua prática pedagógica na Educação a Distância. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. Para coleta de dados foram observadas as trocas nas funcionalidades Contatos e Fórum, além dos grafos gerados através da funcionalidade Mapa Social do mesmo ambiente. Participaram do estudo 47 alunos em um curso de extensão oferecido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que a realização de atividades colaborativas desde o início de um curso é de fundamental importância para obter uma melhor integração entre os alunos e, como consequência, uma turma mais participativa.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents the analysis of the networks formation that occurred in a distance course in the Virtual Learning Environment ROODA. Thus, students’ interactions were observed in order to promote to the teacher a reflection on their pedagogical practice in Distance Education. The methodology used was the case study. For data collection, we observed the changes in the Contacts and Forum functionalities, in addition to the graphs generated through the Social Map feature of the same environment. A total of 47 students participated in an extension course offered at Federal University of Rio Grande do Sul. The results indicate that the accomplishment of collaborative activities since course’s beginning has fundamental importance to obtain a better integration between the students and, as a consequence, a more participative group.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 15, n. 2 (jun. 2017), 10 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectSocial interactionen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.titleRedes sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : uma análise a partir da ferramenta mapa socialpt_BR
dc.title.alternativeSocial networks in a virtual learning environment : an analysis from the social map toolen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001058464pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples