Show simple item record

dc.contributor.authorHoppe, Martha Marlene Wanklerpt_BR
dc.contributor.authorCorbellini, Silvanapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-10T04:27:57Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229699pt_BR
dc.description.abstractA interação em ambientes virtuais e o compartilhamento de experiências e conhecimento na iniciação à docência são aprendizagens necessárias à formação inicial de professores. Este estudo objetivou a análise das aprendizagens cooperativas na elaboração de portfólios virtuais com o uso da ferramenta PBWorks, no programa de iniciação à docência - Pibid Uergs. O referencial teórico abordou o processo de aprendizagem como construção de conhecimento, na referência de Piaget, e na transposição de práticas pedagógicas vivenciadas presencialmente nas escolas para o ambiente de interações virtuais. A metodologia utilizada foi de estudo de caso único com análise de tipo descritivo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas, questionários online e análise documental. Os resultados obtidos revelaram que entre as dificuldades enfrentadas estão a transposição de experiências vivenciadas em práticas pedagógicas com o registro e avaliação destas práticas. A seleção das informações postadas e as questões éticas são temas de preocupação dos estudantes. A aprendizagem cooperativa acontece como resultado das interações entre os licenciandos e com os coordenadores, nas trocas virtuais e presenciais.pt_BR
dc.description.abstractThe interaction in virtual environmental the sharing of experiences and knowledge in the initiation to teaching are the learning for initiating a teaching career. This study aimed to analyze the cooperative learning in the preparation of virtual portfolios using the PBWorks tool in the Pibid program. The theoretical approach used learning process as knowledge in construction using the Piaget’s concepts. It also analyzes the transposition of pedagogic practices experienced in school in the virtual environment records. The methodology was a single case study with descriptive analysis. The data collection instruments were interviews, online questionnaires and document analysis. The results showed that between the difficulties faced are the transposition of practices experiences in face to face teaching and its record and evaluation. The selection of information posted in the virtual portfolios and its ethical issues are students concerns. Cooperative learning happens as a result of interactions between undergraduate students and their coordinators, during the virtual and face-to-face meeting.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 13, n. 1 (jun. 2015), 10 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCooperative learningen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectVirtual portfolioen
dc.subjectPortfóliopt_BR
dc.subjectInitiation to teachingen
dc.titleAprendizagens cooperativas na construção de portfólios virtuais : uma experiência na iniciação à docênciapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001023317pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record