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dc.contributor.advisorLarrañaga Uriarte, Ana Margaritapt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Diogo Eidtpt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T04:26:38Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229484pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de entender a aceitação dos consumidores brasileiros em relação a Veículos Autônomos. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, que demonstrou uma escassez de publicações brasileiras sobre o tema, seguida da utilização da técnica de entrevistas individuais, que permitiu coletar opiniões e percepções de diferentes grupos de usuários, segmentados por idade, gênero, posse de veículo e escolaridade. Os fatores identificados foram classificados e hierarquizados conforme a frequência e intensidade das manifestações dos respondentes. A hierarquização permitiu identificar os fatores e seus diferentes níveis de influência na percepção dos entrevistados, permitindo classificá-los em essenciais ou facilitadores. Os resultados obtidos permitem concluir que os fatores essenciais são segurança e custo, mas também existem fatores facilitadores, como conforto e praticidade. É fundamental a implementação de ações para informar usuários sobre investimentos e custos desta tecnologia.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to understand the acceptance of Brazilian consumers in relation to Autonomous Vehicles. For the development of the work, a systematic review of the literature was carried out, which demonstrated a scarcity of Brazilian publications on the subject, followed by the use of individual interviews, which allowed to collect the opinions and perceptions of different groups of users, segmented by age, gender, vehicle ownership, and education. The identified factors were classified and ranked according to the frequency and intensity of the respondents' manifestations. The ranking allowed to identify the factors and their different influence levels on the perception of the interviewees, allowing them to be classified as essential or facilitators. The results obtained allow us to conclude that the essential factors are safety and cost, but there are also facilitating factors, such as comfort and practicality. It is essential to implement actions to inform users about the investments and costs of this technology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVeículos autônomospt_BR
dc.subjectPercepção do consumidorpt_BR
dc.titleExplorando a aceitação de veículos autônomos no contexto brasileiro : estudo de caso de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001129551pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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