Explorando a aceitação de veículos autônomos no contexto brasileiro : estudo de caso de Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de entender a aceitação dos consumidores brasileiros em relação a Veículos Autônomos. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, que demonstrou uma escassez de publicações brasileiras sobre o tema, seguida da utilização da técnica de entrevistas individuais, que permitiu coletar opiniões e percepções de diferentes grupos de usuários, segmentados por idade, gênero, posse de veículo e esco ...
Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de entender a aceitação dos consumidores brasileiros em relação a Veículos Autônomos. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, que demonstrou uma escassez de publicações brasileiras sobre o tema, seguida da utilização da técnica de entrevistas individuais, que permitiu coletar opiniões e percepções de diferentes grupos de usuários, segmentados por idade, gênero, posse de veículo e escolaridade. Os fatores identificados foram classificados e hierarquizados conforme a frequência e intensidade das manifestações dos respondentes. A hierarquização permitiu identificar os fatores e seus diferentes níveis de influência na percepção dos entrevistados, permitindo classificá-los em essenciais ou facilitadores. Os resultados obtidos permitem concluir que os fatores essenciais são segurança e custo, mas também existem fatores facilitadores, como conforto e praticidade. É fundamental a implementação de ações para informar usuários sobre investimentos e custos desta tecnologia. ...
Abstract
This article aims to understand the acceptance of Brazilian consumers in relation to Autonomous Vehicles. For the development of the work, a systematic review of the literature was carried out, which demonstrated a scarcity of Brazilian publications on the subject, followed by the use of individual interviews, which allowed to collect the opinions and perceptions of different groups of users, segmented by age, gender, vehicle ownership, and education. The identified factors were classified and ...
This article aims to understand the acceptance of Brazilian consumers in relation to Autonomous Vehicles. For the development of the work, a systematic review of the literature was carried out, which demonstrated a scarcity of Brazilian publications on the subject, followed by the use of individual interviews, which allowed to collect the opinions and perceptions of different groups of users, segmented by age, gender, vehicle ownership, and education. The identified factors were classified and ranked according to the frequency and intensity of the respondents' manifestations. The ranking allowed to identify the factors and their different influence levels on the perception of the interviewees, allowing them to be classified as essential or facilitators. The results obtained allow us to conclude that the essential factors are safety and cost, but there are also facilitating factors, such as comfort and practicality. It is essential to implement actions to inform users about the investments and costs of this technology. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
-
TCC Engenharias (5855)
Este item está licenciado na Creative Commons License