Tendências de pesquisas que utilizam learning analytics em moocs : um mapeamento sistemático
Visualizar/abrir
Data
2019Tipo
Outro título
Research Trends that apply Learning Analytics in MOOCs: a systematic mapping
Assunto
Resumo
Tecnicas de learning analytics tem sido amplamente utilizadas em ambientes MOOCs para realizar diferentes analises educacionais. Nesse contexto, foi conduzido um mapeamento sistematico em quatro bases de dados com o proposito de verificar quais as tendencias inerentes ao uso de learning analytics em MOOCs. A busca compreendeu o perıodo de 2012 a 2018, sendo encontradas 1009 pesquisas, e dentre este total 128 estudos foram selecionados. Os resultados revelaram que a ana´lise do engajamento dos e ...
Tecnicas de learning analytics tem sido amplamente utilizadas em ambientes MOOCs para realizar diferentes analises educacionais. Nesse contexto, foi conduzido um mapeamento sistematico em quatro bases de dados com o proposito de verificar quais as tendencias inerentes ao uso de learning analytics em MOOCs. A busca compreendeu o perıodo de 2012 a 2018, sendo encontradas 1009 pesquisas, e dentre este total 128 estudos foram selecionados. Os resultados revelaram que a ana´lise do engajamento dos estudantes, investigações relativas a conclusão e abandono de cursos, identificação de padrões de comportamentos de interação e aprendizagem, bem como a analise de desempenho dos estudantes são as tematicas mais frequentes. ...
Abstract
Learning analytics techniques have been widely used in MOOCS environments to perform different educational analyzes. In this context, a systematic mapping was conducted in four databases in order to verify the trends regarding the use of learning analytics in MOOCs. The search comprised the period from 2012 to 2018, being found 1009 researches, and of this total 128 studies were selected. The results revealed that the analysis of student engagement, investigations related to the completion and ...
Learning analytics techniques have been widely used in MOOCS environments to perform different educational analyzes. In this context, a systematic mapping was conducted in four databases in order to verify the trends regarding the use of learning analytics in MOOCs. The search comprised the period from 2012 to 2018, being found 1009 researches, and of this total 128 studies were selected. The results revealed that the analysis of student engagement, investigations related to the completion and dropout in courses, identification of patterns of interaction and learning behaviors, as well as student performance analysis are the most frequent topics. ...
Contido em
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, no. 1, (jul. 2019), p. 82-92
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Sociais Aplicadas (4125)
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Exatas e da Terra (6158)
Este item está licenciado na Creative Commons License