Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorBergamaschi, Maria Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Rosa Helena Dias dapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T04:22:34Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn1414-0454pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229369pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como eixo a reflexão acerca da educação escolar indígena no Brasil e os processos que configuraram a escola específica e diferenciada nas aldeias. Sendo a “escola para os índios” a primeira perspectiva instituída no Brasil, o texto visa analisar: a) a trajetória histórica que constitui a escola indígena específica e diferenciada; b) os aspectos legais que pautam a educação escolar indígena no cenário educacional brasileiro; c) a relação entre a escola e as cosmologias indígenas; d) a escola como mediadora do contato entre as sociedades indígenas e as sociedades não-indígenas. Articula esses itens a idéia de apropriação, quando cada povo indianiza a escola, tornando-a sua. A postura metodológica considera a etnografia como uma possibilidade para evidenciar a potência do processo escolar, em que a escola na aldeia não é recebida passivamente, mas transformada pela cosmologia do povo indígena. As experiências de construção e vivência de escolas indígenas dos povos Guarani (Rio Grande do Sul) e Mura (Amazonas) serão referência para as reflexões pautadas.pt_BR
dc.description.abstractThe focus of this work is the reflection about indigenous school education in Brazil, and the processes that shaped the specific and differentiated school in the villages. As the “school for indian people" is the first perspective instituted in Brazil, the text aims at analyzing: a) the historical path that constitutes the specific and differentiated indigenous school; b) the legal aspects guiding indigenous school education in the Brazilian educational scene; c) the relationship between the school and indigenous cosmologies; d) the school as the mediator between indigenous societies and non-indigenous societies. These items are articulated by the concept of appropriation, when each community indianizes the school, making it its own. The methodological attitude considers ethnography as a possibility to show the power of this school process, in which the school in the village is not passively received, but transformed by the cosmology of indigenous people instead. The experiences of constructing and living indigenous schools of Guarani (Rio Grande do Sul) and Mura (Amazonas) peoples will be the reference for the sketched reflections.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofÁgora. Santa Cruz do Sul. Vol. 13, n.1 (jan./jun. 2007), p. 124-150pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIndigenous educationen
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectIndigenous schools: Mura school educationen
dc.subjectGuarani school educationen
dc.titleEducação escolar indígena no Brasil : da escola para índios às escolas indígenaspt_BR
dc.title.alternativeIndian school education in Brazil : the school for indian to indian schoolsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000647703pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem