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dc.contributor.authorLópez Bello, Samuel Edmundopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T04:22:20Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1982-9949pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229359pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo relacionar a noção de prática social, sob a ótica dos jogos de linguagem de Ludwig Wittgenstein, e a noção de Governamentalidade de Michel Foucault, a partir das quais se discute o conceito de numeramentalização no quadro do que consideramos ser um programa de pesquisa que discuta a Educação (e) Matemática Contemporânea. Ao mesmo tempo, propõe-se uma reflexão sobre a produtividade analítica desse conceito, a fim de se entender de que maneira, em uma sociedade numeramentalizada, práticas - que operam por meio de discursos de verdade fazendo uso de números, índices, medições - intervêm sobre os modos de ser e agir de sujeitos produzindo modos de subjetivação individuais e coletivos, em diferentes espaços socialmente institucionalizados.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to relate the notion of social practice, from the wittgensteinian perspective of language games as ruled activities, and the notion of governmentality of Michel Foucault, from which discusses the concept of “numeramentality” within what we consider to be a research program for discussing Mathematics Education in Contemporaneity. At the same time, it proposes a reflection on the analytical productivity of this concept in order to understand how a “numeramentalized” society by operating through discourses of truth and making use of numbers, ratios, measurements, practices produce different ways of being and acting of subjects by constituting individual and collective subjectivities in several socially institutionalized spaces.en
dc.description.abstractEste texto tiene por finalidad relacionar la idea de práctica social con los conceptos de juegos de lenguaje de Ludwig Wittgenstein y de Gubernamentalidad de Michel Foucault, con los cuales se discute el concepto de Numeramentalización en el marco de lo que se considera ser la elaboración de un programa de investigación que discuta la Educación y las Matemáticas contemporáneas. Asimismo, se propone a una reflexión sobre la productividad analítica de ese concepto, con la finalidad que se entienda de que forma, en una sociedad numeramentalizada, prácticas que operan por intermedio de discursos de verdad, haciendo uso de números, índices, medidas intervienen sobre los modos de ser y comportarse de sujetos, produciendo modos de subjetivación individuales y colectivos en distintos espacios socialmente institucionalizados.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofReflexão e ação. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 20, n.2 (jul./dez. 2012), p. 88-114pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectNumeramentalityen
dc.subjectSocial Practiceen
dc.subjectNúmeropt_BR
dc.subjectPrática socialpt_BR
dc.subjectGovernmenten
dc.subjectMathematics Educationen
dc.subjectNumeramentalizaciónes
dc.subjectPráctica Sociales
dc.subjectGobierno/Gubernamentalidades
dc.subjectEducación Matemáticaes
dc.titleNumeramentalização : o estudo das práticas e do governamento em educação (e) matemática na contemporaneidadept_BR
dc.title.alternativeNumeramentality : the study of practices and government in mathematics (&) education in contemporaneityen
dc.title.alternativeNumeramentalização : el estudio de las prácticas y el gobierno en educación (y en las) matemática(s) contemporánea(s)en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000868457pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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