Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlbuquerque, Paulo Peixoto dept_BR
dc.contributor.authorMachado, Carmen Lúcia Bezerrapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-01T04:24:16Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn2525-507Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229308pt_BR
dc.description.abstractNo processo de trabalho em equipe, mudanças sempre são difíceis, pois desarrumam modos de ser, ativar e organizar o trabalho. Na saúde, essa dificuldade também se impõe porque envolve especialização, interdisciplinaridade, especificidades tecnológicas que se inovam continuamente, conforme o avanço da ciência. Por isso formula-se para aquele que pensa sobre formação na saúde e no trabalho a seguinte questão: as estratégias pedagógicas (formas de Educação Permanente) para trabalhadores especializados proporcionam mudanças na atenção à saúde? Neste estudo, analisam-se as atividades educativas (Educação na Saúde) que pretendem dar conta das mudanças no processo de trabalho em um hospital de ensino, considerando-se que a tecnologia e os serviços prestados tendem à complexidade. A metodologia utilizada é a de Estudo de Caso, com abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio da observação participante e de registros em diário de campo construídos durante o encontro (capacitação) dos trabalhadores do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a de entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio, com seis participantes dos respectivos encontros e profissionais atuantes no Hospital. Os dados obtidos foram analisados utilizando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, segundo Lefévre et al. (2003). Tendo como resultado a implementação de um projeto de capacitação em diferentes níveis do quadro de funcionários (profissionais da saúde).pt_BR
dc.description.abstractChanges in a team work process are always difficult, because they affect the ways of being, activating and organizing the work. In the health field, this fact reverberates even more, since it involves specialization, interdisciplinary, technology specifications, which are continuously innovating, according to recent scientific researches. Therefore, professionals who think about health and work training, makes evidence the following question emerges: do the pedagogic strategies for highly specialized workers provide effective changes in health care? The main objective of this study is to analyze the effectiveness of educational activities (health education) intended to deal with the changes in the work process at a teaching hospital, since technology and the services provided tend to be complex. To that end, a case study was conducted using a qualitative approach. Data were initially obtained from researcher’s participant observation and notes from her field diary taken during a training meeting of the President Vargas Hospital staff. Data collection also involved semi-structured audio recorded interviews with 6 participants of these meetings and professionals working at the hospital. The obtained data were analyzed using the Collective Subject Speech approach proposed by Lefévre et al. (2003).en
dc.description.abstractEn el proceso de trabajo en equipo, cambios son siempre difíciles, pues desordenan los modos de ser, activar y organizar el trabajo. En la salud, esa dificultad también se impone, porque envuelve especialización, interdisciplinaridad, especificidades tecnológicas que se innuevan continuamente, conforme el avance de la ciencia. Por ello, se evidencia para aquel que piensa formación en salud y en trabajo la siguiente cuestión: ¿las estrategias pedagógicas (formas de Educación Permanente) para trabajadores especializados proporcionan cambios en la atención a la salud? Analizar las actividades educativas (Educación en Salud) que pretenden dar cuenta de los cambios en el proceso de trabajo en un hospital de enseñanza, visto que la tecnología y los servicios prestados tienden a la complejidad. Para tanto, la metodología utilizada fue un Estudio de Caso con abordaje cualitativo. Los datos se obtuvieron por medio de observación participante de la investigadora y de sus registros en diario de campo construidos durante el encuentro (capacitación) de los trabajadores del Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. Para la recolección de datos se realizaron entrevistas semi-estructuradas grabadas en audio con 6 participantes de los respectivos encuentros y profesionales actuantes en el hospital. Se analizaron los datos obtenidos utilizando la técnica del Discurso del Sujeto Colectivo propuesta por Lefévre et al. (2003).es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 1, n. 1 (2016), p. 58-67pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectWorken
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectAttention to healthen
dc.subjectAtenção à saúdept_BR
dc.subjectEducación en la saludes
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectTrabajoes
dc.subjectEducación permanentees
dc.subjectAtención a la saludes
dc.titleEducação na saúde em um hospital de ensino : a efetividade da mudança?pt_BR
dc.title.alternativeHealth education in a teaching hospital : is change effective?en
dc.title.alternativeEducación en salud en un hospital de enseñanza : ¿la efectividad del cambio?es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001000898pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples