Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPrimo, Alessandra Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorCobalchini, Lucilenept_BR
dc.date.accessioned2010-05-20T04:16:50Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/22694pt_BR
dc.description.abstractA ferramenta de micropostagens Twitter, é um serviço que permite a produção e distribuição de conteúdo pelo próprio usuário em mensagens de até 140 caracteres e, apesar de ser relativamente recente, é um fenômeno em rápido crescimento no Brasil e no mundo. Além de perfis pessoais de usuários, o serviço também conta com perfis de marcas e empresas, que exploram o Twitter como ferramenta de divulgação e contato com o consumidor. Uma marca em especial é objeto deste trabalho, a banda de nicho Hotel Santa Clara. Quais são as motivações que levam uma banda de nicho a publicar conteúdo no Twitter? Que tipo de conteúdo a banda Hotel Santa Clara compartilha com seus seguidores? De que forma a banda interage com seu público através da ferramenta? É possível criar marketing boca a boca a partir do Twitter? Estas são algumas das questões que nortearam este estudo e, a fim de obter estas respostas, foi feita uma pesquisa na literatura do campo, análise de conteúdo das mensagens postadas pela banda no Twitter, entrevista em profundidade com os integrantes da Hotel Santa Clara e aplicação de um questionário online com os contatos da banda no Twitter. Dentre os resultados encontrados na pesquisa pode-se destacar o uso principal do Twitter para divulgação de notícias sobre a Hotel Santa Clara. Mas também foi observado o uso para interação com grupo de fãs e a intenção de propagar conteúdo para além do público já conhecido pela banda.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.titleUma banda em 140 caracteres : um estudo sobre o uso do twitter como ferramenta de divulgação de uma banda de nichopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coConsoni, Gilberto Balbelapt_BR
dc.identifier.nrb000740172pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples