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dc.contributor.authorHalberstadt, Fabrício Fernandopt_BR
dc.contributor.authorFioreze, Leandra Anversapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-31T04:21:04Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/226318pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta alguns resultados do delineamento de uma pesquisa de mestrado a qual teve por principal objetivo estudar o processo de compreensão de conceitos e propriedades da Geometria Analítica do Ensino Médio com o uso do software GrafEq. Como aporte teórico adotou-se a Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval devido ao papel importante das representações na compreensão dos conceitos matemáticos. Com o intuito de propiciar a coordenação entre os registros de representação geométrico e algébrico da Geometria Analítica, as atividades que compõem a sequência didática foram planejadas com o uso do software GrafEq, permitindo que o aluno realizasse diversas experimentações envolvendo esses registros. Apresenta-se nesse trabalho uma análise sobre os resultados referentes a atividades elaboradas sobre os objetos reta e desigualdades e dinamizadas junto a turma de alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da cidade de Santa Maria/RS. Os resultados apontam para a consolidação do reconhecimento desses objetos nos seus diferentes registros de representação semiótica, condição prioritária para a sua compreensão.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents parts of the results from a master research which had as its objective studying the Analytic Geometry secondary school process of understanding concepts and proprieties with the use of software GrafEq. It has been based on the Semiotic Representation Register Theory from Raymond Duval due to its important role in representing the understanding of mathematical concepts. Aiming to coordinate the registration from geometric representation and algebraic Analytical Geometric, the activities which form the didactic sequence have been planned with the use of software GrafEq, allowing the student to perform several trials involving these records. The analysis of results related to activities elaborated about the line and inequalities and dynamised objects with students from the third year of secondary school from Santa Maria/RS is presented. The results point out the consolidation about the understanding of this object in its different semiotic representation registers, which is an important condition for its understanding.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 1 (jul. 2015), p. 1-10pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSemiotic representation registeren
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectAnalytic geometryen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectLineen
dc.subjectInequalitiesen
dc.subjectGrafEqen
dc.titleO ensino e aprendizagem dos objetos reta e desigualdades com o GrafEq: uma abordagem com vistas à teoria dos registros de representação semióticapt_BR
dc.title.alternativeThe teaching and learning process of line and inequalities objects with GrafEq : an approach based on semiotic representation register theoryen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000991167pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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