Mostrar registro simples

dc.contributor.authorHaugen, Cecilie Ronningpt_BR
dc.contributor.authorFajardo, Ananyr Portopt_BR
dc.contributor.authorGandin, Luis Armandopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-31T04:20:04Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/226296pt_BR
dc.description.abstractEste artigo investiga as práticas educacionais, voltadas à treinabilidade equitativa, ao examinar um projeto norte-americano sobre estratégias de aprendizagem que também está sendo usado em escolas norueguesas. Uma característica especial do projeto é seu foco sobre os saberes prévios dos alunos. A autora examina como os saberes prévios são interpretados e utilizados em contextos específicos de sala de aula. A variação nas interpretações, tanto de professores como de alunos, demonstra que pode ser difícil canalizar o conhecimento e a pedagogia na escola em sentidos específicos ao usar o projeto de estratégia de aprendizagem em questão. Além disso, a origem social do estudante pode influenciar a ativação e o uso estratégico de saberes prévios legítimos. A autora defende que a pesquisa sobre estratégias de aprendizagem pode ser desenvolvida aproveitando perspectivas da sociologia da educação.pt_BR
dc.description.abstractThis article investigates educational practices aimed at equitable trainability by looking into an American project on learning strategies that is also being used in Norwegian schools. One special feature of the project is its focus on the pupils’ background knowledge. The author examines how background knowledge is interpreted and used in specific classroom contexts. The variation in interpretations from both teachers and pupils demonstrates that it may be hard to channel knowledge and pedagogy in school in specific directions using the learning-strategy project in question. Furthermore, the social background of the student may influence whether legitimate background knowledge is activated and used strategically. The author argues that the research on learning strategies can be developed by drawing on perspectives from the sociology of education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 40, n. 2 (abr./jun. 2015), p. 421-442pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBackground knowledgeen
dc.subjectEqüidadept_BR
dc.subjectBernstein, Basil, 1824-2000pt_BR
dc.subjectTrainabilityen
dc.subjectLearning strategiesen
dc.titleQuestionando a neutralidade das estratégias de aprendizagem : uso dos saberes prévios por professores e alunospt_BR
dc.title.alternativeQuestioning the Neutrality of Learning Strategies: teachers' and pupils' use of background knowledge en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000969214pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples