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dc.contributor.advisorSanseverino, Antônio Marcos Vieirapt_BR
dc.contributor.authorPortela, Luís Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-28T04:31:04Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/226269pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta-se como uma elaboração propositiva, ao refletir, essencialmente, sobre a inserção da literatura na escola. A partir da consideração do debate em torno da declarada crise da literatura e de seu ensino, especialmente em sua face voltada aos estudos curriculares, este trabalho pretende estabelecer uma discussão que tem como eixos o leitor, a leitura, a literatura e a escola. Essa discussão é realizada em duas unidades temáticas que se entrelaçam e têm como objetivos: traçar um panorama dos comportamentos de leitura em mutação, direcionado a pensar o perfil do jovem leitor, e analisar a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a literatura no Ensino Médio, vista em sua amplitude, por meio de uma leitura interessada no leitor literário pretendido por esse documento ao final da etapa de ensino. Uma construção que leva a um último movimento, de caráter interventivo, que busca estabelecer alguns fundamentos possíveis para uma educação literária significativa baseada na experiência, a partir e para além desse contexto. De modo a dar conta desse percurso, este estudo tem como centro uma análise textual da BNCC. Além de constituir-se, essencialmente, como uma pesquisa bibliográfica, amparada na produção de alguns autores: Compagnon, Todorov, Colomer, Petit, Zilberman e Rösing para abordar questões relacionadas à literatura e seu ensino, Bauman, Chartier e mais detidamente Santaella, para tratar dos comportamentos de leitura, Goodson, em relação à teoria curricular, e Benjamin e Larrosa, em seu momento propositivo. São postos em debate também alguns dados gerados pelas duas últimas edições da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Dessa forma, tem-se a percepção de um cenário de crise, menos da literatura e mais de seu ensino, em que, apesar de um certo caráter utilitário do documento curricular que passa a reger a educação nacional – com lugar difuso e volátil reservado à literatura –, foi possível identificar potencialidades e caminhos de ação. Torna-se viável, portanto, em um gesto de resistência, pensar um trabalho com literatura na escola que, ao considerar os diferentes perfis de leitores, vise a um leitor que se forma para a literatura e pela literatura, em uma educação literária pautada pela experiência.pt_BR
dc.description.abstractThis research is composed by a propositional elaboration, when reflecting, essentially, on the insertion of literature in school. From the consideration of the debate about the declared crisis of literature and its teaching, especially in its face turned to curricular studies, this work intends to establish a discussion that has as its axles the reader, the reading, the literature and the school. This discussion is carried out in two thematic units that intertwine. They have two main objectives. The first is draw a panorama of changing reading behaviors, aimed at thinking the profile of the young reader. The second is to analyze the proposal of the Curricular Common National Base (BNCC) for literature in the secondary education, seen in its breadth, through a reading interested in the literary reader intended by this document at the end of this school stage. A construction that leads to a last movement, of an interventional character, that seeks to establish some possible foundations for a meaningful literary education based on experience, from and beyond that context. In order to deal with this trajectory, this study is centered on a textual analysis of the BNCC. In addition to constituting itself, essentially, as a bibliographic research, supported by the production of some authors: Compagnon, Todorov, Colomer, Petit, Zilberman and Rösing to address issues related to literature and its teaching, Bauman, Chartier and more closely Santaella, to approach reading behaviors, Goodson, in relation to curriculum theory, and Benjamin and Larrosa, at the propositional moment of this study. Some data generated by the last two editions of the survey Portraits of Reading in Brazil are also discussed. Thus, there is the perception of a crisis scenario that refers less to literature and more to its teaching. In which, despite a certain utilitarian character of the curriculum document that now governs national education – with a diffuse and volatile place for literature –, it was possible to identify potentialities and paths of action. It becomes therefore viable, in a gesture of resistance, to think of a practice with literature at school that, when considering the different profiles of readers, aims at a reader who is educated for literature and by literature, in a literary education ruled by experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiterature teachingen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectChanging reading behaviorsen
dc.subjectCurricular Common National Base (BNCC)en
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectExperienceen
dc.subjectReaders educationen
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.titleLiteratura para além do currículo : entre a crise, a BNCC e o jovem leitorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001130615pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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