Construção de portfólios de matemática usando Pbworks
Visualizar/abrir
Data
2010Tipo
Assunto
Resumo
O trabalho é parte de uma prática docente baseada na autonomia do estudante via construção de portfólios de matemática, valendo-se de estratégias metacognitivas construídas pelos estudantes e pelo encantamento destes com as tecnologias digitais. O pbworks é um espaço free na internet onde os estudantes utilizam como caderno online, pois neste espaço podem-se postar todas as atividades da aula de matemática de forma a explorar a criatividade e o aprendizado de cada estudante. Este espaço tem a m ...
O trabalho é parte de uma prática docente baseada na autonomia do estudante via construção de portfólios de matemática, valendo-se de estratégias metacognitivas construídas pelos estudantes e pelo encantamento destes com as tecnologias digitais. O pbworks é um espaço free na internet onde os estudantes utilizam como caderno online, pois neste espaço podem-se postar todas as atividades da aula de matemática de forma a explorar a criatividade e o aprendizado de cada estudante. Este espaço tem a mesma finalidade do portfólio de matemática que é mobilizar os estudantes a aprenderam matemática, assim podendo ser o portfólio de matemática o próprio ou nele estar postado, mas com o foco no recurso, ou seja, qual recurso tecnológico digital viabilizaria ainda maior necessidade de se aprender a matemática da escola? Os objetivos desse trabalho é agregar as aulas de matemática cada vez mais às tecnologias digitais por ser um recurso facilitador na aprendizagem de matemática segundo as solicitações dos estudantes, em função da sua dinamicidade e interatividade, que viabiliza a correção do erro como aprendizagem. O trabalho é desenvolvido pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual de Porto Alegre, com uma metodologia de pesquisa-ação, que une a ação e a pesquisa, devido ao fato dos estudantes serem nativos digitais esses ajudam a professora com o uso da tecnologia e a professora aos estudantes desperta o interesse pelo estudo da matemática; ser 95% extraclasse e a comunicação é prioritariamente online. Os resultados indicam o envolvimento dos estudantes nas aulas de matemática, além do brilho no olhar de cada estudante olhando seu próprio trabalho se sentido capaz e entusiasmado para aprender mais e mais matemática. ...
Abstract
The work is part of a teaching practice based on the autonomy of the student via the construction of portfolios in mathematics, making use of metacognitive strategies constructed by students and the enchantment with these digital technologies. The pbworks is a free space on the internet where as students use online notebook, because this space can be posting all the activities of a mathematics class in order to explore creativity and learning of each student. This space has the same purpose of ...
The work is part of a teaching practice based on the autonomy of the student via the construction of portfolios in mathematics, making use of metacognitive strategies constructed by students and the enchantment with these digital technologies. The pbworks is a free space on the internet where as students use online notebook, because this space can be posting all the activities of a mathematics class in order to explore creativity and learning of each student. This space has the same purpose of portfolio mathematics that is to mobilize students to learn mathematics, and so could be the portfolio of mathematics itself or of it being posted, but with the focus on action, ie, which feature digital technology would allow even greater need to learn math in school? The objectives of this work is to add the math classes increasingly to digital technologies to be a resource facilitator in the learning of mathematics according to the requests of the students, depending on the dynamics and interactivity, which enables the error correction and learning. The work is developed by students in the 3rd year of high school, a public school in Porto Alegre, with a methodology of action research, which combines action and research due to the fact that students are digital natives they help the teacher with the use of technology to students and the teacher arouses interest in the study of mathematics is 95% and extracurricular communication is primarily online. The results are of great involvement of students in math classes, beyond the shining eyes looking at each student's own work felt able and enthusiastic to learn more and more math. ...
Contido em
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 3 (2010), 11 f.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Exatas e da Terra (6158)
Este item está licenciado na Creative Commons License