Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem
dc.contributor.author | Bona, Aline Silva de | pt_BR |
dc.contributor.author | Mattos, Eduardo Britto Velho de | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Marlusa Benedetti da | pt_BR |
dc.contributor.author | Pescador, Cristina Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Fagundes, Léa da Cruz | pt_BR |
dc.contributor.author | Basso, Marcus Vinicius de Azevedo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-26T04:07:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/226144 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo consiste na análise de relatos de experiências baseados nos depoimentos de professores a respeito de sua prática com Projetos de Aprendizagem desenvolvidos dentro do projeto um computador por aluno – UCA, em uma escola de educação básica no Estado do Rio Grande do Sul, durante os anos de 2010 e 2011. Os relatos são analisados à luz da teoria de Piaget, em especial em relação a Projetos de Aprendizagem e ao uso de tecnologias digitais como recursos de colaboração para contemplar a inclusão da escola na Cultura Digital. O método desta investigação é o estudo de caso, e tem como objetivo analisar o envolvimento de professores e estudantes no UCA e as potencialidades propiciadas pelo seu uso. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper analyzes a few experiences reported by a group of teachers on their work based on learning projects were developed in the Brazilian version of the Project One Laptop per Child (UCA) in an elementary and secondary school in the state of Rio Grande do Sul in 2010. The statements are analyzed at the light of Piagetian concepts, especially how they can be related to Learning Projects and the use of digital technologies as collaborative resources used towards including school in the Digital Culture. The methodology was carried out as a case study and the main goal is to analyze teachers’ and students’ engagement in Projeto UCA, and the potentiality of them being used. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (2012), 10 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | One laptop per child (UCA) | en |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Learning projects | en |
dc.subject | Digital technologies | en |
dc.title | Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Cooperative learning in the Brazilian one laptop per student program : teachers' perception from the point of view of learning projects | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000902367 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Exatas e da Terra (6158)