Acompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docente
dc.contributor.author | Lorandi, Alexandra | pt_BR |
dc.contributor.author | Behar, Patrícia Alejandra | pt_BR |
dc.contributor.author | Reategui, Eliseo Berni | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-24T04:11:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/226047 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo destaca a construção e a contribuição da Rede de Conceitos, uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de apoiar a prática pedagógica do professor para o acompanhamento da produção de textos no Editor de Texto Coletivo (ETC). Foi a partir de diferentes práticas desenvolvidas neste Editor que se percebeu a dificuldade que o docente tem para administrar o alto e permanente volume de dados advindos das produções textuais coletivas apoiadas pelos recursos digitais, neste caso o ETC. A Rede foi desenvolvida através da tecnologia de mineração de textos e, a partir dos seus resultados, favorece a otimização do tempo de leitura do professor diante do alto e permanente volume de dados gerados na produção coletiva. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study highlights the construction and the contribution of the Concepts Network, a tool developed with the aim of supporting the teacher's pedagogical practice in monitoring the production of texts in the Collective Text Editor (ETC). It was from the different practices developed in this Editor, that the difficulty the teacher faces was noticed, namely in managing the high and continuous volume of data resulting from the collective textual productions, supported by digital resources, in this case the ETC. The Network was developed through text mining technology and allows the optimization of the teacher’s reading time in the face of the high and constant volume of data generated in collective production. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 10, n. 1 (jan. 2012), 10 f. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Text mining | en |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Collective textual production | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Acompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docente | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000931335 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Humanities (6919)