A educação libertadora e o novo conservadorismo : a atualidade de Paulo Freire
dc.contributor.author | Virginio, Alexandre Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-19T04:33:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1989-8614 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/225887 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi destacar a atualidade da educação libertadora de Paulo Freire. Para tanto, inicial-mente e sem se importar em fazer uma exegese de sua obra, tratou-se, já na introdução, de apresentar ao leitor algumas de suas concepções fundamentais. Na sequência, trabalhou-se no sentido de destacar os principais elementos contextuais das sociedades contemporâneas na atualidade. Nesta seção demarcamos alguns elementos das diferentes crises em curso, bem como o anúncio de um pequeno número de saídas que, uma vez consideradas, poderiam colocar outro verniz ao desenvolvimento planetário vigente. Por conseguinte, utilizou-se, metodologicamente, do exercício da revisão bibliográfica. No curso do texto, e a partir da recuperação das principais categorias que dão corpo e coerência —epistemológica, metodológica, pedagógica, ética e política— ao pensamento freiriano, concluímos a conveniência de seus aportes para a crítica ao atual contexto, bem como para a construção de formas de pensar e de viver alternativos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of this work is to highlight the current status of Paulo Freire’s liberating education. To do so, initially and without bothering to make an exegesis of his work, it is necessary to introduce the reader to some of his fundamental conceptions. Then, work is done to highlight the main contextual elements of current contempo-rary societies. In this section, we outline some elements of the different ongoing crises, as well as the announce-ment of a small number of exits that, once considered, could put another varnish on the current planetary development. Therefore, it has been used, methodologically, the exercise of bibliographic review. In the course of the text and based on the recovery of the main categories that give body and coherence–epistemological, methodological, pedagogical, ethical and political–to Freire’s thinking, we conclude the convenience of his contributions for criticizing the current context, as well as for the construction of alternative ways of thinking and living. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Tendencias pedagógicas. Madrid, España. N. 38 (jul./dic. 2021), p. 6-20 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Democracy | en |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject | Freedom | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Dialogue | en |
dc.subject | Sociologia da educação | pt_BR |
dc.subject | Hope | en |
dc.title | A educação libertadora e o novo conservadorismo : a atualidade de Paulo Freire | pt_BR |
dc.title.alternative | The liberating education and the new conservatism : Paulo Freire's present | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001129754 | pt_BR |
dc.type.origin | Estrangeiro | pt_BR |
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