Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGrunvald, Vipt_BR
dc.date.accessioned2021-08-18T04:44:44Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1415-8566pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225856pt_BR
dc.description.abstractO artigo se apropria tanto de discussões antropológicas quanto das provenientes de outros campos disciplinares, como história da arte e filosofia, para refletir sobre políticas e poéticas relativas a performances de gênero, tendo como material de análise algumas obras dos artistas Marcel Duchamp e, especialmente, Michel Journiac. Para tanto, primeiramente, retomo uma série de elaborações teóricas sobre vestuário e roupa em sua relação com o corpo. Posteriormente, discuto questões relacionadas a práticas de travestimento e experiências que tencionam problemas de gênero no campo artístico. Por fim, analiso as inextricáveis relações entre roupa, corpo e possibilidades de vida, e transição/transmutação no sentido de propor políticas e poéticas que não operam pelas determinações das ciências psi, em geral acionadas para erigir conceituações sobre prática de travestimento.pt_BR
dc.description.abstractThe article appropriates both anthropological discussions and those coming from other disciplinary fields such as art history and philosophy to reflect on politics and poetics related to gender performances, having as analysis material some works by artists Marcel Duchamp and, especially, Michel Journiac. To do so, I first resume a series of theoretical elaborations on costume and clothing in relation to the body. Subsequently, I discuss issues related to practices of cross-dressing and to experiences that address gender issues in the artistic field. Finally, I analyze inextricable relations between clothes, body and possibilities of life and transition/transmutation in order to propose politics and poetics that do not operate by the determinations of the psi sciences, generally triggered to erect concepts about the practice of cross-dressing.en
dc.description.abstractEl artículo se apropia de las discusiones antropológicas y de otros campos disciplinarios como la historia del arte y la filosofía para reflexionar sobre políticas y poéticas relacionadas con las performances de género, utilizando como material para el análisis algunas obras de los artistas Marcel Duchamp y, especialmente, Michel Journiac. Para hacerlo, primero, vuelvo a una serie de elaboraciones teóricas sobre la ropa y la ropa en relación con el cuerpo. Posteriormente, discuto cuestiones relacionadas con prácticas y experiencias de travestimiento que abordan cuestiones de género en el campo artístico. Finalmente, analizo las relaciones inextricables entre la ropa, el cuerpo y las posibilidades de la vida y la transición / transmutación en el sentido de proponer políticas y poéticas que no operan por las determinaciones de las ciencias psi, que generalmente se utilizan para construir conceptos sobre la práctica de travestir-se.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSociedade e cultura : revista de pesquisas e debates em ciências sociais. Goiânia, GO. Vol. 24 (2021), e62516, p. 1-37pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBody arten
dc.subjectAntropologia do corpopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPoliticsen
dc.subjectPoeticsen
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectArte corporales
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subjectPolíticases
dc.subjectPoéticases
dc.subjectGéneroes
dc.titlePerformances de gênero e gêneros em performance : reflexões sobre a arte e os corpos de Michel Journiacpt_BR
dc.title.alternativeGender performances and genders in performance : reflections on the art and the bodies of Michel Journiacen
dc.title.alternativePerformances de género y género en performance : reflexiones acerca del arte y de los cuerpos de Michel Journiaces
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001129727pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples