Intersecções entre ciência política e sociologia da educação : analisando o Caso de Sobral (CE)
dc.contributor.advisor | Virgínio, Alexandre Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Tiziani Junior, Danilo Alberto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-17T01:01:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/225740 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho realizou uma discussão relativa a questões pertinentes ao ensino educacional público brasileiro. Para tal, articularam-se principalmente as áreas da Ciência Política e Sociologia da educação. A intersecção de tais áreas resultou em um estudo que abordou questões sensíveis para o desenvolvimento da educação nacional. Além disso, foi realizada uma breve apreciação histórico-econômica para entendermos como chegamos na conjuntura atual. Por fim, o esforço residiu em alinhar duas questões centrais para o dilema brasileiro: a crise democrática e o baixo desempenho educacional. O exemplo de Sobral (CE), foi trazido a lume por tratar-se de um possível caminho de pacificação. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Assignment at hand accomplished a discussion concerning prominent features of the Brazilian public educational system. In order to do so, the main fields of study employed were Political Sciences and Sociology of Education; the intersection between them resulted in a comprehensive disquisition that approached sensitive topics to the educational development on a national level. Moreover, a brief historical-economic analysis was realized, to further acknowledge the way we arrived in the present conjuncture. Finally, the endeavor dwelled in aligning two main topics to the Brazilian dilemma: The democratic crisis and the low educational performance. The example of Sobral (CE), was brought to light because it entailed a plausible path to pacification. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Sociology of education | en |
dc.subject | Sociologia da educação | pt_BR |
dc.subject | Political Sciences | en |
dc.subject | Ciência política | pt_BR |
dc.subject | Democratic culture | en |
dc.subject | Democratic education | en |
dc.subject | Cultura : Democracia | pt_BR |
dc.subject | Capital cultural | pt_BR |
dc.subject | Ensino : Democratização | pt_BR |
dc.title | Intersecções entre ciência política e sociologia da educação : analisando o Caso de Sobral (CE) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001129829 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)
-
TCC Ciências Sociais (743)