Show simple item record

dc.contributor.advisorVirgínio, Alexandre Silvapt_BR
dc.contributor.authorTiziani Junior, Danilo Albertopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-17T01:01:30Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225740pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho realizou uma discussão relativa a questões pertinentes ao ensino educacional público brasileiro. Para tal, articularam-se principalmente as áreas da Ciência Política e Sociologia da educação. A intersecção de tais áreas resultou em um estudo que abordou questões sensíveis para o desenvolvimento da educação nacional. Além disso, foi realizada uma breve apreciação histórico-econômica para entendermos como chegamos na conjuntura atual. Por fim, o esforço residiu em alinhar duas questões centrais para o dilema brasileiro: a crise democrática e o baixo desempenho educacional. O exemplo de Sobral (CE), foi trazido a lume por tratar-se de um possível caminho de pacificação.pt_BR
dc.description.abstractThe Assignment at hand accomplished a discussion concerning prominent features of the Brazilian public educational system. In order to do so, the main fields of study employed were Political Sciences and Sociology of Education; the intersection between them resulted in a comprehensive disquisition that approached sensitive topics to the educational development on a national level. Moreover, a brief historical-economic analysis was realized, to further acknowledge the way we arrived in the present conjuncture. Finally, the endeavor dwelled in aligning two main topics to the Brazilian dilemma: The democratic crisis and the low educational performance. The example of Sobral (CE), was brought to light because it entailed a plausible path to pacification.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSociology of educationen
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectPolitical Sciencesen
dc.subjectCiência políticapt_BR
dc.subjectDemocratic cultureen
dc.subjectDemocratic educationen
dc.subjectCultura : Democraciapt_BR
dc.subjectCapital culturalpt_BR
dc.subjectEnsino : Democratizaçãopt_BR
dc.titleIntersecções entre ciência política e sociologia da educação : analisando o Caso de Sobral (CE)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001129829pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record