Análise comparativa entre os métodos utilizados por DAER-RS e DNIT para a determinação do número N
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A determinação do número N é importante no dimensionamento e no monitoramento das condições do pavimento, sendo definido como o número de aplicações dos eixos dos veículos equivalentes à do eixo padrão rodoviário. O bom dimensionamento dos pavimentos requer conhecimentos do volume de tráfego, da configuração dos eixos, da magnitude das cargas, e sua distribuição. Este trabalho compara os métodos utilizados por DAER-RS e DNIT para o cálculo do N, em virtude das diferentes classificações e fatore ...
A determinação do número N é importante no dimensionamento e no monitoramento das condições do pavimento, sendo definido como o número de aplicações dos eixos dos veículos equivalentes à do eixo padrão rodoviário. O bom dimensionamento dos pavimentos requer conhecimentos do volume de tráfego, da configuração dos eixos, da magnitude das cargas, e sua distribuição. Este trabalho compara os métodos utilizados por DAER-RS e DNIT para o cálculo do N, em virtude das diferentes classificações e fatores de veículos utilizados por ambos órgãos. O número N é obtido pelo somatório do produto do volume diário médio para cada classe com seu fator de veículo, o número de dias no ano e o fator de pista, sendo considerados apenas veículos comerciais. O método DAER-RS segue a Instrução de Serviço para Estudos de Tráfego – IS 110/10 (DAER, 2010). Para o método DNIT, considerou-se a classificação proposta pelo Edital nº 811/2012, e os fatores de veículos calculados conforme equações USACE encontradas no Manual de Estudo de Tráfego (DNIT, 2006), para diferentes cenários de carregamento (50, 60, 70, 80 e 100% dos veículos carregados). Observou-se que o N calculado pelo DAER fica entre os cenários de 50 e 60% do DNIT; entretanto representa um subdimensionamento quando comparado ao cenário real obtido com o uso da tecnologia Weigh-in-Motion para BR 290/RS (Brito, 2015), que considera o efeito da sobrecarga. Os fatores de veículos utilizados influenciam diretamente na magnitude do N calculado, assim como o agrupamento de veículos com características diferentes na mesma classe leva à camuflagem das suas particularidades. ...
Abstract
Determining the Equivalent Single Axle Loading (ESAL) is important in measuring and monitoring pavement conditions. It is defined as the number of applications of the vehicle axles equivalent to the application of the standard vehicular axle. Well-dimensioning the pavement requires knowledge of traffic flow, axles configuration, cargo sizes, and cargo distribution. This paper compares the methods used by DAER-RS and DNIT to determine ESAL, which differ due to the classification and factors of v ...
Determining the Equivalent Single Axle Loading (ESAL) is important in measuring and monitoring pavement conditions. It is defined as the number of applications of the vehicle axles equivalent to the application of the standard vehicular axle. Well-dimensioning the pavement requires knowledge of traffic flow, axles configuration, cargo sizes, and cargo distribution. This paper compares the methods used by DAER-RS and DNIT to determine ESAL, which differ due to the classification and factors of vehicles used by each organ. The ESAL is defined as the summation of the product of the average daily traffic per class with its equivalency factor, the number of days in the current year, and the directional distribution factor. Only commercial vehicles are considered. DAER follows the Instrução de Serviço para Estudos de Tráfego – IS 110/10 (DAER, 2010). DNIT considers the classification proposed in Edital number 811/2012, and computes equivalency factors using the USACE equations – which can be found in Manual de Estudo de Tráfego (DNIT, 2006) – for different cargo scenarios (50, 60, 70, 80 and 100% of the vehicles completely loaded). It was observed that the ESAL computed by DAER is between the 50 and 60% DNIT cargo scenarios. However, it represents a subdimensioning when compared to the real cargo scenario obtained with the Weigh-in-Motion technology for the BR 290/RS road (Brito, 2015), which considers overload. Equivalency factors and the grouping of vehicles of different characteristics directly influence the magnitude of the ESAL. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
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TCC Engenharias (5994)
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