Campo científico-acadêmico e a disciplina de sociologia na escola
Fecha
2014Otro título
Scientific-academic field and sociology as a subject-matter in schools
Resumo
O artigo focaliza a produção de conhecimento acadêmico a respeito de ensino de Ciências Sociais para entender a Sociologia na escola. A base empírica é composta por dissertações e teses aprovadas entre 1998 e 2008. Os objetivos são interpretar relações entre áreas do conhecimento acadêmico na universidade - Sociologia e Educação - entendidas como campos e identificar evidências que delimitam esses campos, por meio de categorias relevantes nos estudos, aspectos epistemológicos e de institucional ...
O artigo focaliza a produção de conhecimento acadêmico a respeito de ensino de Ciências Sociais para entender a Sociologia na escola. A base empírica é composta por dissertações e teses aprovadas entre 1998 e 2008. Os objetivos são interpretar relações entre áreas do conhecimento acadêmico na universidade - Sociologia e Educação - entendidas como campos e identificar evidências que delimitam esses campos, por meio de categorias relevantes nos estudos, aspectos epistemológicos e de institucionalização, os quais revelem habitus na relação com o meio escolar. ...
Abstract
The article focuses on the production of academic knowledge concerning the Social Sciences teaching to better comprehend Sociology in school. The empiric base is composed of theses and dissertations approved between 1998 and 2008. The work aims at interpreting the relations between academic areas of knowledge in the university - Sociology and Education - understood as fields and identify which delimit these fields, through significant categories in the studies, epistemological and institutional ...
The article focuses on the production of academic knowledge concerning the Social Sciences teaching to better comprehend Sociology in school. The empiric base is composed of theses and dissertations approved between 1998 and 2008. The work aims at interpreting the relations between academic areas of knowledge in the university - Sociology and Education - understood as fields and identify which delimit these fields, through significant categories in the studies, epistemological and institutionalization aspects, which reveal a habitus in the relation with the school environment. ...
En
Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 39, n. 1 (jan./mar. 2014), p. 39-57
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40361)Ciencias Humanas (6937)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License