O uso deo Geogebra como ferramenta para a construção de conceitos matemáticos : um primeiro estudo envolvendo Cadeias de Markov
Visualizar/abrir
Data
2014Tipo
Outro título
The use of geogebra as a tool for the construction of mathematical concepts: a first study of Markov Chains
Assunto
Resumo
Esse trabalho apresenta os resultados de uma sequência de atividades realizada com alunos de graduação em matemática e também com professores de matemática da região de Passo Fundo (RS). Através de uma metodologia de trabalho fundamentada na Engenharia Didática, a exploração de uma situação-problema inicial envolvendo Cadeias de Markov1 , conduziria os participantes em um processo de elaboração e verificação de hipóteses matemáticas. A análise das produções ocorre à luz da teoria da abstração r ...
Esse trabalho apresenta os resultados de uma sequência de atividades realizada com alunos de graduação em matemática e também com professores de matemática da região de Passo Fundo (RS). Através de uma metodologia de trabalho fundamentada na Engenharia Didática, a exploração de uma situação-problema inicial envolvendo Cadeias de Markov1 , conduziria os participantes em um processo de elaboração e verificação de hipóteses matemáticas. A análise das produções ocorre à luz da teoria da abstração reflexionante proposta por Piaget, onde através de passos sucessivos os sujeitos elaboram, constroem e reconstroem conceitos de matemática durante a sequência de atividades. A utilização do objeto virtual apontou que a construção dos conceitos ocorre de forma gradual e é potencializada com o uso da tecnologia. ...
Abstract
This paper presents the results of a sequence of activities carried out with undergraduate students in mathematics and also with mathematics teachers in the region of Passo Fundo (RS). Through a methodology based on the Engineering Curriculum, exploitation of an initial problem situation involving Markov chains, lead participants in a process of development and verification of mathematical hypotheses. The analysis of the production occurs in the light of the theory of reflective abstraction pro ...
This paper presents the results of a sequence of activities carried out with undergraduate students in mathematics and also with mathematics teachers in the region of Passo Fundo (RS). Through a methodology based on the Engineering Curriculum, exploitation of an initial problem situation involving Markov chains, lead participants in a process of development and verification of mathematical hypotheses. The analysis of the production occurs in the light of the theory of reflective abstraction proposed by Piaget, which through successive steps subjects elaborate, construct and reconstruct math concepts during the following activities. The use of virtual object pointed out that the construction of the concepts occurs gradually and is enhanced with the use of technology. ...
Contido em
RENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 12 n. 1 (2014), 11 f.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42434)Ciências Exatas e da Terra (6316)
Este item está licenciado na Creative Commons License
