Escrita e alteridade : um texto em viagem-enigma
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Tipo
Outro título
Writing and alterity : a text in an enigma-journey
Resumo
Abordamos, neste texto, experiências de escrita e os impasses da subjetivação na atualidade, através dos laços sociais que constituem o sujeito. A ancoragem teórica dá-se através da educação, da psicanálise e da linguagem, bem como de reflexões surgidas das experiências com escritas de orientandos e de alunos, tanto na universidade como na escola. A partir dessas reflexões, propomos tratar a experiência da escrita não como uma transcrição, mas, sim, como um outro sistema - um desejo de escrita ...
Abordamos, neste texto, experiências de escrita e os impasses da subjetivação na atualidade, através dos laços sociais que constituem o sujeito. A ancoragem teórica dá-se através da educação, da psicanálise e da linguagem, bem como de reflexões surgidas das experiências com escritas de orientandos e de alunos, tanto na universidade como na escola. A partir dessas reflexões, propomos tratar a experiência da escrita não como uma transcrição, mas, sim, como um outro sistema - um desejo de escrita -, o qual comporte a noção de inscrição de um ato de singularidade possível, cujo endereçamento - laço social - vise ao enodamento entre a experiência da escrita como viagem-enigma e a alteridade do sujeito. ...
Abstract
Approaching, on this text, writing experiences and the troubles about subjectivity in the present, behind the social-bonds that composes the subject. The theoretical approach happens through the psychoanalysis, education and language, as well as reflections rising by the writing experiments with students and advisees in university and college/school. Using these reflections, we propose to treat the experience of writing not as a transcription, but so, like another system - a writing desire - th ...
Approaching, on this text, writing experiences and the troubles about subjectivity in the present, behind the social-bonds that composes the subject. The theoretical approach happens through the psychoanalysis, education and language, as well as reflections rising by the writing experiments with students and advisees in university and college/school. Using these reflections, we propose to treat the experience of writing not as a transcription, but so, like another system - a writing desire - the one that behave the notion of inscription in a singularity act, whose addressing - social-bond- means the interlacement between the writing experience as travel-puzzle and the subject's alterity. ...
Contido em
Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 38, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 521-537
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39951)Ciências Humanas (6878)
Este item está licenciado na Creative Commons License