A sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (2015-2017)
dc.contributor.author | Gil, Carmem Zeli de Vargas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-10T04:32:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1806-3993 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/225500 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo analisa a abordagem da sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (RHHJ) no período de 2015 a 2017. Foram identificadas 84 publicações entre os dossiês e as diferentes seções nos quatro volumes estudados. Na leitura dos materiais se destacaram os temas, a inserção dos/as organizadores/ as dos dossiês e a abordagem da sala de aula nos artigos e nas seções. O texto contempla também um breve exercício de análise com os dados apresentados por Oldimar Cardoso et al. neste mesmo dossiê a respeito das palavras utilizadas nos artigos da RHHJ 2012-2020, reunidas a partir de um algoritmo desenvolvido por ele e por Marco Costa. O estudo dos quatro volumes da RHHJ permitiu vislumbrar a importância da sala de aula nas pesquisas em ensino de História no Brasil, indicando a relevância de se historicizar a prática de sala de aula e não só a História como disciplina. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article analyses how the classroom is approached in the História Hoje Journal (RHHJ) publications, over the period from 2015 to 2017. 84 publications were identified among the dossiers and different sections of the four examined volumes. During reading, the subjects, the inserts form dossier organizers and the outlook of the classroom inside articles and sections were highlighted. This article also comprises a brief exercise on analyzing the data presented by Oldimar Cardoso et al. on this same dossier, about the words utilized on articles from RHHJ during 2012 to 2020, gathered from an algorithm developed by himself and Marco Costa. The study of those four RHHJ volumes allowed us to catch a glimpse on how valuable the classroom is when researching on the teaching of Brazilian History, indicating the significance of historicizing the classroom practice and not merely History as a subject. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista História Hoje. São Paulo, SP. Vol.10, n. 21 (2021), p. 84-108 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | História Hoje Journal | en |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | History teaching | en |
dc.subject | Classroom | en |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | A sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (2015-2017) | pt_BR |
dc.title.alternative | The Classroom in Publications of the História Hoje Journal (2015-2017) | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001129154 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39774)Ciências Humanas (6848)