Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCunha, Gabriel Torelly Fraga Correa dapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Nilton Mulletpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-10T04:32:11Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2178-5198pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225474pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é uma provocação ao pensamento decorrente de duas propostas de pesquisa: uma que pensa o papel da imaginação no ensino de História e outra que se ocupa dos limites da linguagem na perspectiva teórica das filosofias da diferença. Situado nesta intersecção temática, via revisão bibliográfica, trata do silêncio e do mistério como elementos articuladores da aula de História, considerando o silêncio como conceito que permite um olhar não referencial para a sala de aula, tomando esse espaço como multiplicidade de forças criadoras. Objetiva-se acentuar o elemento criativo em contraposição ao elemento reativo, o que é demonstrado por meio de uma problematização da linha do tempo, entendida como dispositivo de controle dos corpos e da duração. A sala de aula reveste-se, assim, de uma natureza mista, constituída tanto por atualizações e individuações que delimitam as possibilidades formais de temporalização como por virtualidades que se insinuam a fim de romper os estratos formais e produzir diferença. O mistério é o que acontece em uma aula de História que tem o silênciocomo elemento gerador. Por fim, o elemento gerador dessa aula de História, o silêncio, é considerado condição de possibilidade para acontecimentospt_BR
dc.description.abstractThis article is a provocation to thought resulting from two researches: one who thinks the role of imagination in History teaching; and another that deals with the limits of language in the theoretical perspective of philosophies of difference. Located in this thematic intersection, via bibliographical review, it deals with silence and mystery as articulating elements of History class, considering silence as a concept that allows a non-referential look to the classroom, perceiving this spaceas multiplicity of creative forces. The aim is to accent the creative element in contrast with the reactive element, which is demonstrated by a problematization of the timeline, understood as a control dispositive of duration and bodies. The classroom thus has a mixed nature, consisting both of actualizations and individuations that delimit the formal possibilities of temporalization as well as of virtualities that are insinuated in order to disrupt the formal strata and produce difference. The mystery is what happens in a History class that has silence as generator element. Lastly, the generator element of this History class, the silence, is considered as condition of possibility for happeningsen
dc.description.abstractEste artículo es una provocación al pensamiento, surgiendo de dos propuestas de investigación: uno que piensa el papel de la imaginación en la enseñanza de la Historia y otro que aborda los límites del lenguaje en la perspectiva teórica de las filosofías de la diferencia.Ubicado en esta intersección temática, a través de revisión bibliográfica, trata el silencio y el misterio como elementos articulados de la clase de Historia, considerando el silencio como un concepto que permite una mirada no referencial al aula, tomando este espacio como una multiplicidad de fuerzas creativas.El objetivo es enfatizar el elemento creativo en oposición al elemento reactivo,lo que se demuestra a través de una problematización de la línea de tiempo, entendido como dispositivo de control de los cuerpos y la duración.Por lo tanto, el aula tiene una naturaleza mixta, constituida por actualizaciones e individualizaciones que delimitan las posibilidadesformales de la temporalización y por las virtualidades que se insinúan para romper los estratos formales y producir diferencias.El misterio es lo que sucede en una clase de historia que tiene el silencio como elemento generador. Finalmente, el elemento generador de esta clase de historia, el silencio, se considera una condición de posibilidad para los eventos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofActa Scientiarum. Education. Maringá, PR. Vol. 43 (2021), p. 1-12pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImaginationen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCreationen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectImaginaciónes
dc.subjectCreaciónes
dc.subjectEnseñanza de la historiaes
dc.titleUm mergulho no silêncio : o mistério da aula de históriapt_BR
dc.title.alternativeA dive into silence : the mystery of history classen
dc.title.alternativeUna inmersión en silencio : el misterio de la clase de historiaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001129895pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples