Educação inclusiva : uma análise na participação de estudantes com necessidade especial de educação no ensino superior brasileiro
Visualizar/abrir
Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A presença de estudantes com deficiência no Ensino Superior está em ascensão ano após ano, tornando necessária a contribuição das universidades e do Estado na criação de políticas públicas e aspectos legais de inclusão e acessibilidade para acolher estes estudantes de forma ideal. O presente trabalho teve como objetivo analisar e compreender, a partir dos dados da educação superior (2011-2019), o desenvolvimento da inserção dos estudantes com Necessidades Especiais de Educação (NEE) e a influên ...
A presença de estudantes com deficiência no Ensino Superior está em ascensão ano após ano, tornando necessária a contribuição das universidades e do Estado na criação de políticas públicas e aspectos legais de inclusão e acessibilidade para acolher estes estudantes de forma ideal. O presente trabalho teve como objetivo analisar e compreender, a partir dos dados da educação superior (2011-2019), o desenvolvimento da inserção dos estudantes com Necessidades Especiais de Educação (NEE) e a influência das políticas públicas elaboradas para atender as demandas e garantir a igualdade ao longo da graduação no período analisado. Para isso, foi utilizada a metodologia de coleta e análise de dados quantitativa. Através da abordagem quantitativa, buscou-se compreender o contexto de possíveis problemas que cercam esses estudantes. Com os resultados, é possível observar o aumento de, aproximadamente, 110% em matrículas de alunos com NEE no ano de 2019, em comparação com os dados de 2011. Analisando os setores individualmente, o setor público teve um aumento no número de matrículas desses alunos de 180%, indicando a efetividade na aplicação de ações que contribuam com o processo de inclusão de estudantes NEE. Da mesma forma, o setor privado também apresentou sinais de evolução no crescimento do número de matrículas de alunos NEE entre 2011 e 2019, atingindo em 2019 a marca de 80% mais matrículas desses alunos que o ano de 2011. Todas as políticas e ações elaboradas para promover a inclusão de estudantes NEE no ensino superior tiveram influência para que os níveis de alunos com NEE em Instituições de Ensino Superior (IES) tivessem uma evolução significativa ao final do período estudado. Ainda assim, as IES têm uma longa jornada para alcançar o ideal na capacidade de acolhimento e formação dos estudantes NEE. ...
Abstract
The presence of students with disabilities in Higher Education is on the rise year after year, making it necessary for universities and the State to contribute to the creation of public policies and legal aspects of inclusion and accessibility to welcome these students in an ideal way. This study aimed to analyze and understand, based on data from higher education (2011-2019), the development of insertion of students with Special Education Needs (SEN) and the influence of public policies design ...
The presence of students with disabilities in Higher Education is on the rise year after year, making it necessary for universities and the State to contribute to the creation of public policies and legal aspects of inclusion and accessibility to welcome these students in an ideal way. This study aimed to analyze and understand, based on data from higher education (2011-2019), the development of insertion of students with Special Education Needs (SEN) and the influence of public policies designed to meet the demands and ensure equality throughout graduation in the analyzed period. For this, the quantitative data collection and analysis methodology was used. Through the quantitative approach, we sought to understand the context of possible problems that surround these students. With the results, it is possible to observe an increase of approximately 110% in enrollments of students with SEN in the year 2019, in comparison with the data of 2011. Analyzing the sectors individually, the public sector had an increase in the number of enrollments of these 180% students, indicating the effectiveness in the application of actions that contribute to the process of inclusion of SEN students. In the same way, the private sector also showed signs of evolution in the growth in the number of enrollments of SEN students between 2011 and 2019, reaching in 2019 the mark of 80% more enrollments of these students than the year of 2011. All policies and actions elaborated to promote the inclusion of SEN students in higher education, they had an influence so that the levels of students with SEN in Higher Education Institutions (HEIs) had a significant evolution at the end of the period studied. Even so, HEIs have a long journey to reach the ideal in the capacity of welcoming and training SEN students. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License