Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerraro, Alceu Ravanellopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-10T04:31:35Zpt_BR
dc.date.issued1985pt_BR
dc.identifier.issn0100-1574pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225397pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho confronta os dados das PNAD 1977 e 1982 e do Cerso demográfico de 1980 com as expectativas do MOBRAL relativamente ao declínio dos índices de analfabetismo no Brasil na década de 1970. Compara as Unidades da Federação, mostrando as enormes desigualdades regionais em termos de analfabetismo em 1980. Analisa a tendência secular (1872 a 1980) dos índices de analfabetismo, tanto para o Brasil como um todo, como para uma série de Estados, pondo em relevo as desigualdades de tendência do analfabetismo e a origem histórica das desigualdades educacionais regionais. Por fim mostra como a escola de 1º grau continua produzindo o analfabetismo hoje, através do processo de exclusão, o qual engloba os excluídos do processo e os excluídos no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis research study confronts the data from the PNAD 1977 and 1982 and of the 1980 Brazilian Census with the MOBRAL expectations regarding the decline of illiteracy in Brazil in the 1970 decade. It compares the different States of Brazil showing the great regional differences in terms of illiteracy in 1980. It analyses the secular trend (1872 to 1980) regarding the illiteracy rates, considering some States and Brazil as a whole, emphasizing the inegualities of the illiteracy trend and the historical origin of the regional educational inequalities. Finally it shows how elementary school! still produces illiteracy nowadays by means of an exclusion process that encompasses the persons that are excluded from and the persons that are excluded in the teaching learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de pesquisa. São Paulo. N. 52 (fev. 1985), p. 35-49pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnalfabetismopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleAnalfabetismo no Brasil : tendência secular e avanços recentes ; resultados preliminarespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000318823pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples