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dc.contributor.authorSchwetz, Paulete Fridmanpt_BR
dc.contributor.authorDal Pai, Dinarapt_BR
dc.contributor.authorJacques, Jocelise Jacques dept_BR
dc.contributor.authorHoffmann, Anelise Todeschinipt_BR
dc.date.accessioned2021-08-06T04:41:44Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2359-6082pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225279pt_BR
dc.description.abstractEste Este artigo discute a influência da institucionalização da Educação a Distância (EaD) na implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em instituições de ensino superior durante a pandemia de Covid-19 em 2020 no Brasil. O objetivo é compreender o impacto da experiência institucional em EaD no processo de implementação do ERE. O caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tomado como exemplo neste trabalho, sugere que o desenvolvimento prévio de tecnologias digitais voltadas à EaD pela instituição, bem como a existência de uma estrutura organizacional para a gestão acadêmica da EaD, foram fundamentais para um processo de implementação do ERE.pt_BR
dc.description.abstractThis paper discusses the influence of the institutionalization of Distance Learning (DL) on the implementation of Emergency Remote Teaching (ERT) in higher education institutions during the Covid-19 pandemic in Brazil in 2020. The aim is to understand the impact of the institutional experience in DL on the process of implementation of ERT. The Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS)´s case, taken as an example in this work, suggests that the previous development of digital technologies aimed at DL by the institution, as well as the existence of an organizational structure for the academic management of DL, were fundamental for the implementation process of ERT.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEmRede : revista de educação a distância. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 1 (jan./jun. 2021), p. 1-18pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDistance Educationen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectDigita technologiesen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectEmergency Remote Teaching.en
dc.titleO impacto da institucionalização da Educação a Distância na implementação do Ensino Remoto Emergencial : o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante a pandemia de COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeThe impact of the institutionalization of distance learning on the implementation of emergencial remote teaching : the case of the Federal University of Rio Grande Do Sul during the COVID-19 pandemicen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001129057pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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