O impacto da institucionalização da Educação a Distância na implementação do Ensino Remoto Emergencial : o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante a pandemia de COVID-19
dc.contributor.author | Schwetz, Paulete Fridman | pt_BR |
dc.contributor.author | Dal Pai, Dinara | pt_BR |
dc.contributor.author | Jacques, Jocelise Jacques de | pt_BR |
dc.contributor.author | Hoffmann, Anelise Todeschini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-06T04:41:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-6082 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/225279 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Este artigo discute a influência da institucionalização da Educação a Distância (EaD) na implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em instituições de ensino superior durante a pandemia de Covid-19 em 2020 no Brasil. O objetivo é compreender o impacto da experiência institucional em EaD no processo de implementação do ERE. O caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tomado como exemplo neste trabalho, sugere que o desenvolvimento prévio de tecnologias digitais voltadas à EaD pela instituição, bem como a existência de uma estrutura organizacional para a gestão acadêmica da EaD, foram fundamentais para um processo de implementação do ERE. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper discusses the influence of the institutionalization of Distance Learning (DL) on the implementation of Emergency Remote Teaching (ERT) in higher education institutions during the Covid-19 pandemic in Brazil in 2020. The aim is to understand the impact of the institutional experience in DL on the process of implementation of ERT. The Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS)´s case, taken as an example in this work, suggests that the previous development of digital technologies aimed at DL by the institution, as well as the existence of an organizational structure for the academic management of DL, were fundamental for the implementation process of ERT. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | EmRede : revista de educação a distância. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 1 (jan./jun. 2021), p. 1-18 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Distance Education | en |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Digita technologies | en |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto Emergencial (ERE) | pt_BR |
dc.subject | Emergency Remote Teaching. | en |
dc.title | O impacto da institucionalização da Educação a Distância na implementação do Ensino Remoto Emergencial : o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante a pandemia de COVID-19 | pt_BR |
dc.title.alternative | The impact of the institutionalization of distance learning on the implementation of emergencial remote teaching : the case of the Federal University of Rio Grande Do Sul during the COVID-19 pandemic | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001129057 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Sociais Aplicadas (4125)