A crise de paradigmas e a ressignificação do conhecimento para o século XXI
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Data
2010Autor
Tipo
Outro título
The Paradigms crisis and the ressignification of knowledge in the XXI century
La Crisis de paradigmas y la redefinición del conocimiento a lo largo del siglo XXI
Assunto
Resumo
O artigo discute a produção do conhecimento no século XXI, a partir da crise entre o paradigma clássico e o emergente. Destaca a incompetência da ciência para a solução dos principais problemas decorrentes do avanço científico, em especial o fenômeno da exclusão social. Analisa o princípio da complexidade e a sua relação com a construção de uma nova ética para o futuro. Mostra a incapacidade da disciplinaridade para dar conta dos problemas decorrentes do avanço científico deste século. Enfatiza ...
O artigo discute a produção do conhecimento no século XXI, a partir da crise entre o paradigma clássico e o emergente. Destaca a incompetência da ciência para a solução dos principais problemas decorrentes do avanço científico, em especial o fenômeno da exclusão social. Analisa o princípio da complexidade e a sua relação com a construção de uma nova ética para o futuro. Mostra a incapacidade da disciplinaridade para dar conta dos problemas decorrentes do avanço científico deste século. Enfatiza a interdisciplinaridade para um primeiro passo na solução dos mesmos e, como transposição paradigmática, valoriza o princípio da transdisciplinaridade. Propõe os conceitos de permacultura, desenvolvimento sustentável, biologia do conhecimento e ecologia social como ferramentas para concretizar a interdisciplinaridade na produção do conhecimento. Conclui que a expansão de formas de democracia participativa é uma alternativa de gestão pública útil para equacionar o problema da exclusão social. E que se trata de um mecanismo de participação popular que permite às comunidades atuarem no controle público do Estado e do governo, e podem criar novas perspectivas de vida pública. ...
Abstract
The article discusses the production of knowledge in the twenty-first century, after the crisis between the classical and the emerging paradigm. It shows the incapability of science to solve major problems arising from scientific advances, particularly the phenomenon of social exclusion. Analyzes the principle of complexity and its relation to the construction of a new ethic for the future. Shows ineffectiveness of disciplinarity to tackle the problems arising from scientific advances of this c ...
The article discusses the production of knowledge in the twenty-first century, after the crisis between the classical and the emerging paradigm. It shows the incapability of science to solve major problems arising from scientific advances, particularly the phenomenon of social exclusion. Analyzes the principle of complexity and its relation to the construction of a new ethic for the future. Shows ineffectiveness of disciplinarity to tackle the problems arising from scientific advances of this century and emphasizes an interdisciplinary approach for a first step in solving them and, as implementing exemplary values the principle of transdisciplinarity. Proposes the concepts of permaculture, sustainable development, knowledge biology and social ecology as tools to fulfill the transdisciplinary vision of knowledge production. It concludes that, beside the redefinition of academic knowledge, the expansion of forms of participatory democracy is an alternative to public management to solve the problem of social exclusion as a mechanism of popular participation through which communities operate in the state and public control government, from bottom to the top, and can create new prospects for public life. ...
Resumen
El artículo discute la producción del conocimiento a lo largo del siglo XXI a partir de la crisis entre el paradigma clásico y el emergente. Subraya la incapacidad de la ciencia en solucionar los principales problemas resultantes del avanzo científico, especialmente el fenómeno de la exclusión social. Examina el principio de la complejidad y su relación con la construcción de una nueva ética para el futuro. Evidencia la inoperancia de la diciplinariedad para dar cuenta de los problemas causados ...
El artículo discute la producción del conocimiento a lo largo del siglo XXI a partir de la crisis entre el paradigma clásico y el emergente. Subraya la incapacidad de la ciencia en solucionar los principales problemas resultantes del avanzo científico, especialmente el fenómeno de la exclusión social. Examina el principio de la complejidad y su relación con la construcción de una nueva ética para el futuro. Evidencia la inoperancia de la diciplinariedad para dar cuenta de los problemas causados por el avanzo científico de este siglo y enfatiza la interdiciplinariedad como un primer paso en la solución de estos. Como transposición paradigmática, valora el principio de la transdiciplinariedad. Propone los conceptos de permacultura, desarrollo sostenible, biología del conocimiento y ecología social como herramientas para concretar la visión transdiciplinar en la producción del conocimiento. Concluye que, paralelamente a la redefinición del conocimiento académico, la expansión de formas de democracia participativa es una alternativa de la gestión pública para ecuacionar el problema de la exclusión social, así como un mecanismo de participación popular por medio del cual las comunidades actúan en el control público del Estado y del gobierno, desde abajo hasta arriba, creando nuevas perspectivas de vida pública. ...
Contido em
Em Questão : revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Porto Alegre. Vol. 16, n. 2 (jul./dez. 2010), p. 49-63
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Nacional
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