Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerreira, Michele da Rosapt_BR
dc.contributor.authorFajardo, Ananyr Portopt_BR
dc.contributor.authorWarmling, Cristine Mariapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-04T04:44:11Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2525-507Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225039pt_BR
dc.description.abstractO estudo possui o objetivo principal de analisar o agir docente no processo de integração ensino-serviço de um Curso Técnico em Enfermagem do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um estudo de caso do tipo único e holístico, com abordagem qualitativa. Foram realizados três grupos focais (gravados e transcritos) com oito docentes dos onze que atuam na escola analisada. Os resultados sistematizados do grupo anterior foram apresentados e usados em continuidade ao roteiro com base no agir em competência da Ergologia. Os discursos que emergiram durante a realização dos grupos focais contribuíram para planejar a educação permanente dos docentes sobre o princípio educativo do trabalho e a revisão do Projeto Político Pedagógico do Curso, aproximando-se da pesquisa-ação-intervenção. A análise textual do discurso demonstrou que as lógicas das tecnologias educacionais do agir docente em processos de integração ensino-serviço na escola de serviço do SUS subverte a das escolas formais do sistema de ensino – do trabalho como centro do ensino para o ensino que se constitui no trabalho. Se, em uma escola de serviço do SUS, trabalhar é educar-se, do agir dos próprios docentes ao aprendizado dos estudantes/trabalhadores, o papel das renormalizações das normas é princípio da tecnologia pedagógica do agir docente do SUSpt_BR
dc.description.abstractThe study has the main objective of analyzing the teaching performance in the process of service learning of a Technical Course in Nursing of the Brazilian Health Care System. It is a unique and holistic case study, which uses qualitative methods. This study approximates to the intervention-action research. In order to produce data, three focus groups with eight teachers were analyzed following. The focus group planning work was based on the professional competence ingredients proposed by Ergology. To each new group the systematized results of the previous one were presented and used in continuity to the script based on the acting in Ergology competence. The textual analysis of the discourse showed that the logic of the teacher action in the school of Brazilian Health Care System, analyzed subverts the formal schools of the work brought to the center of the teaching, to that of the teaching that was constituted in the work. If, the Brazilian Health Care System school, work is to educate oneself, from the action of the teachers themselves to the learning of the students/workers, the role of the renormalization of norms is an educational principle to be observed in the professional formation in the Brazilian Health Care Systemen
dc.description.abstractEl estudio tiene el objetivo principal de analizar el acto didáctico en el proceso de integración La enseñanza y el servicio de un Curso Técnico en Enfermería del Sistema de Salud. Es un estudio de caso del tipo único e integral con un enfoque cualitativo. Fueron realizados tres grupos de enfoque (grabadas y transcritas) con ocho de los once maestros que trabajan en la escuela analizada. Los resultados del grupo anterior sistemática se presentaron y se utilizan em continuar con el guión basado en el acto en la competencia ergología. Los discursos Ellos surgieron durante el curso de los grupos de enfoque ayudó a planear la educación maestros permanentes en el principio educativo del trabajo y la revisión del proyecto Curso política pedagógica, acercándose a la intervención de la investigación acción. El análisis discurso textual demostró que la lógica del acto educativo de las tecnologías de enseñanza en el proceso de enseñanza y de integración de servicios en el servicio Sistema de Salud subvierte la escuela escuelas formales del sistema educativo funcionar como un centro de educación para la enseñanza de que constituye la obra. Si, en una escuela de servicios del Sistema de Salud, el trabajo es educarse a sí mismo, el acto los educadores para el aprendizaje de los estudiantes/ rabajadores, el papel de renormalizaciones de las normas es el principio pedagógico del acción del profesor en Sistema de Saludes
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista saberes plurais : educação na saúde. Vol. 3, n. 2 (dez. 2019) p. 36-51pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAvaliação da tecnologia biomédicapt_BR
dc.subjectTechnology Assessment, Biomedicalen
dc.subjectTeaching Care Integration Servicesen
dc.subjectServiços de integração docente-assistencialpt_BR
dc.subjectEducation, Nursing, Associateen
dc.subjectEducação técnica em enfermagempt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectPublic Healthen
dc.subjectEvaluación de la Tecnología Biomédicaes
dc.subjectServicios de Integración Docente Asistenciales
dc.subjectGraduación en Auxiliar de Enfermeríaes
dc.subjectSalud Públicaes
dc.titleO agir docente e a integração ensino-serviço na formação técnica em enfermagem para o SUSpt_BR
dc.title.alternativeTeacher action and service learning in nursing technician course of brazilian health care system en
dc.title.alternativeAcción del profesor en la integración del servicio de enseñanza e innovación en entrenamiento técnico de enfermería para SUS es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001113268pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples