Composição corporal de escolares da cidade de General Câmara, RS
Fecha
2005Autor
Resumo
Diretamente ligado ao bem estar das pessoas, o acompanhamento da composição corporal se caracteriza como importante indicador do estado de saúde de uma população. Embasados por isto, os objetivos do presente estudo foram: delinear e comparar o perfil da composição corporal de jovens escolares do município de General Câmara, RS. As variáveis analisadas foram o percentual de gordura (%G), Massa Gorda (MG) e Massa Corporal Magra (MCM), em relação à idade cronológica e ao sexo. O estudo foi do tipo ...
Diretamente ligado ao bem estar das pessoas, o acompanhamento da composição corporal se caracteriza como importante indicador do estado de saúde de uma população. Embasados por isto, os objetivos do presente estudo foram: delinear e comparar o perfil da composição corporal de jovens escolares do município de General Câmara, RS. As variáveis analisadas foram o percentual de gordura (%G), Massa Gorda (MG) e Massa Corporal Magra (MCM), em relação à idade cronológica e ao sexo. O estudo foi do tipo transversal, com uma amostra não aleatória voluntária composta por 407 alunos dos dois sexos, e idades entre de 10 a 16 anos. O percentual de gordura foi estimado mediante o uso das equações idealizadas por Slaughter et al. (1988). O método de abordagem é do tipo ex-post-facto, com técnica descritiva por sexo e idade cronológica. Para as análises descritivas utilizou-se as médias e desvios padrão das diferentes variáveis estudadas. Para detectar as possíveis diferenças entre sexos, foi utilizado o teste "t" (Student) para amostras independentes. As análises estatísticas foram realizadas no programa estatístico SPSS for Windows 10.0. Em relação ao percentual de gordura, os resultados sugerem que meninos e meninas não apresentam um desenvolvimento semelhante ao longo das idades. As meninas apresentam resultados superiores, principalmente a partir dos 11 anos, quando ocorre um aumento, ao passo que nos meninos o desenvolvimento ocorre de forma decrescente, existindo diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) entre os sexos, nas idades de 11, 12, 13, 14, 15 e 16 anos. Comparando a (MG) entre meninos e meninas, encontramos uma curva heterogênea entre os sexos. ...
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Revista Perfil. Porto Alegre. Vol. 7, n. 7 (2005), p.42-47
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