Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNascimento, Camilla Ferreira dopt_BR
dc.contributor.authorBaldisserotto, Juliopt_BR
dc.contributor.authorWarmling, Cristine Mariapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-04T04:38:07Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2525-507Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225000pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do estudo foi analisar os processos de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de competências para o trabalho em serviços especializados odontológicos do Estágio Curricular de uma Faculdade do Sul do Brasil. Trata-se de um estudo de caso do tipo único que integrou análises quantitativas e qualitativas. Participaram da pesquisa 246 estagiários do último semestre de Odontologia, entre os anos de 2013 a 2016. Os estudantes responderam um questionário online com 26 perguntas fechadas (respostas numa escala do tipo likert em 6 escores) articuladas a possibilidades de respostas abertas. Duas grandes categorias foram analisadas: Avaliação estrutural e pedagógica da experiência do estágio e o Desenvolvimento de competências profissionais. As respostas quantitativas foram exportadas para o Programa SPSS (versão 16.0) e submetidos à análise descritiva. Para a análise das variáveis quantitativas entre as categorias nos diferentes semestres foi utilizado o teste qui-quadrado e quando necessário o test Z para comparação de proporções com ajuste de Bonferroni. Para a análise de comparação entre as médias foi utilizado o teste de análise de variância (ANOVA). Os dados qualitativos foram analisados buscando encontrar não apenas o conteúdo textual, mas seu sentido histórico e social. Os resultados demonstram que a experiência de estágio analisada está proporcionando aprendizagens significativas sobre o funcionamento da rede de atenção especializada em saúde bucal e o agir em competência de futuros cirurgiões-dentistas. Oportuniza o debate de valores e normas e o exercício de readaptações dos protocolos. Nas dinâmicas do estágio ocorrem oportunidades de estabelecimento de relações entre teoria e prática no cotidiano profissional dos serviçospt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study was to analyze the teaching-learning processes and the development of professional skills in specialized dental services of the Curricular Intership of a College of southern Brazil. It is an unique case study that integrated quantitative and qualitative analyzes. A total of 246 students from the last semester, between the years of 2013 and 2016 participated in the study. The students answered an online questionnaire with 26 closed questions (responses on a 6-point likert scale) articulated with possibilities for open answers. Two thematic categories were organized: Structural and pedagogical evaluation of the internship experience and Professional skills development. The quantitative responses were exported to SPSS Program (version 16.0) and submitted to descriptive analysis. For the analysis of the quantitative variables between the categories in the different semesters the chi-square test was used and, when needed, the Z test to compare proportions with Bonferroni adjustment was used. The analysis of variance (ANOVA) was used to compare means. The qualitative data were analyzed to evaluate not only the textual content, but its historical and social sense. The results demonstrate that internship experience is providing significant learning about the functioning of the network of specialized attention in oral health and of acting in competence of future surgeons-dentists. It encourages the debate of values, norms and readaptations of the protocols. In the amplitude of the questions about the dynamics of the stage can be affirmed that it occurs mainly by the opportunities of establishing relationships between theory and practice in the work routineen
dc.description.abstractEl objetivo del estudio fue analizar los procesos de enseñanza-aprendizaje y el desarrollo de habilidades para el trabajo en servicios dentales especializados de la Pasantía Curricular de un Colegio del Sur de Brasil. Este es un caso de estudio único que integró análisis cuantitativos y cualitativos. Veintiséis pasantes del último semestre de la universidad participaron en la encuesta de 2013 a 2016. Los estudiantes respondieron un cuestionario en línea con 26 preguntas cerradas (respuestas en una escala likert de 5 puntajes) articuladas con posibilidades de respuestas abiertas. Se analizaron dos amplias categorías: Evaluación estructural y pedagógica de la experiencia y El desarrollo de habilidades profesionales. Las respuestas cuantitativas se exportaron al Programa SPSS (versión 16.0) y se sometieron a un análisis descriptivo. Para el análisis de variables cuantitativas entre las categorías en los diferentes semestres, se utilizó la prueba de chi-cuadrado y, cuando fue necesario, la prueba Z para comparar proporciones con el ajuste de Bonferroni. Para el análisis de comparación entre medias se utilizó el análisis de prueba de varianza (ANOVA). Los datos cualitativos se analizaron tratando de encontrar no solo el contenido textual, sino también su significado histórico y social. Los resultados demuestran que la experiencia de pasantía analizada proporciona un aprendizaje significativo sobre el funcionamiento de la red especializada de atención de la salud bucal y la competencia de los futuros cirujanos dentales. Brinda la oportunidad de discutir valores y normas y de reajustar protocolos. En la dinámica de las prácticas hay oportunidades para establecer relaciones entre la teoría y la práctica en la rutina profesional de los servicioses
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 3, n. 2 (dez. 2019) p. 52-67pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.subjectOral Healthen
dc.subjectCompetency-Based Educationen
dc.subjectEducação baseada em competênciaspt_BR
dc.subjectEducation, Dentalen
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectEstudantes de odontologiapt_BR
dc.subjectStudents, Dentalen
dc.subjectSalud Bucales
dc.subjectEducación Basada en Competenciases
dc.subjectEducación en Odontologíaes
dc.subjectEstudiantes de Odontologíaes
dc.titleCompetências profissionais e o estágio curricular em serviços de atenção odontológica especializadapt_BR
dc.title.alternativeProfessional skills and curricular internship in specialized dental care services en
dc.title.alternativeHabilidades profesionales y prácticas curriculares en servicios especializados de atención dental es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001113206pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples