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dc.contributor.authorBastos, Helvia Pereira Pintopt_BR
dc.contributor.authorBercht, Magdapt_BR
dc.contributor.authorWives, Leandro Krugpt_BR
dc.contributor.authorMartins, Yasmmin C.pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-03T04:31:03Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1519-132Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224945pt_BR
dc.description.abstractO estudo apresenta um experimento de análise de termos que indicam a sociabilidade em chats em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Foram designadas três classes indicadoras de coesão conforme o modelo de Rourke et al. para verificação de presença social em interações on line. Os dados obtidos na análise das postagens demonstram a viabilidade de se identificar as variadas formas de ocorrência de coesão e sua possível utilização como instrumento de diagnóstico da participação do aluno na educação a distânciapt_BR
dc.description.abstractThe study presents a lexicometric analysis of terms of sociability in educational chats. We designated three lexical classes as indicators of social cohesion following the model given by Rourke et al. for assessment of social presence in discursive interactions on line. Data obtained in the processing of occurrences show the viability of identifying the variation of social cohesion expressions, and its possible use as a tool for diagnosing student participation in virtual learning environments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de informática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (maio 2011), p. 277-280pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLexicometryen
dc.subjectInformática : Educaçãopt_BR
dc.subjectSocial presenceen
dc.subjectCohesionen
dc.subjectChatsen
dc.titleIdentificação de coesão social em AVEAspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000819540pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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