Gestão do design na prática : discussão dos fatores humanos e processuais envolvidos
Visualizar/abrir
Data
2018Tipo
Outro título
Design management in practice : discussion about human and processual factors
Assunto
Resumo
Com o objetivo de identificar os fatores relacionados com a Gestão do Design (GD) na prática, esta investigação realizou uma pesquisa-ação com cinco companhias brasileiras desenvolvedoras de produtos e atuantes em diferentes segmentos de mercado. Para tanto, foram desenvolvidas 22 atividades que envolveram gestores e colaboradores dessas organizações. As ações foram realizadas através de uma prática integrada em que estavam presentes, ao mesmo tempo, os integrantes das cinco empresas. Ao longo ...
Com o objetivo de identificar os fatores relacionados com a Gestão do Design (GD) na prática, esta investigação realizou uma pesquisa-ação com cinco companhias brasileiras desenvolvedoras de produtos e atuantes em diferentes segmentos de mercado. Para tanto, foram desenvolvidas 22 atividades que envolveram gestores e colaboradores dessas organizações. As ações foram realizadas através de uma prática integrada em que estavam presentes, ao mesmo tempo, os integrantes das cinco empresas. Ao longo das implementações, foram identificados importantes fatores processuais (descritos como fatores críticos de sucesso, inputs e outputs) e humanos (denominados como vetores positivos, negativos e principais atores) compreendidos como influenciadores do processo de implementação da GD em companhias. Além deles, observaram-se distintos papéis dentre os envolvidos nos níveis estratégico, tático e operacional das companhias e os impactos que eles possuem na dimensão global das organizações. Desta forma, este artigo se propõe a discutir tais resultados e, ao final, busca fazer uma inter-relação entre eles. ...
Abstract
This research aimed to identify factors related to Design Management (DM) in practice, and carried out an action research with five Brazilian companies that make products and are active in different Market segments. We developed 22 activities that involved managers and employees of these organizations, which portrayed an integrated practice that involved all companies at the same time. Along these implementations we identified procedural and behavioral factors that influenced on the implementat ...
This research aimed to identify factors related to Design Management (DM) in practice, and carried out an action research with five Brazilian companies that make products and are active in different Market segments. We developed 22 activities that involved managers and employees of these organizations, which portrayed an integrated practice that involved all companies at the same time. Along these implementations we identified procedural and behavioral factors that influenced on the implementation of DM. Besides, we observed distinct roles among involved members, and specific impacts that they have on the organization. Thus, this article main propose is to discuss these factors and related all results. ...
Contido em
Gestão & tecnologia de projetos. São Paulo. Vol. 13, n.1 (jan./abr. 2018), p. 59-74
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Sociais Aplicadas (4126)
Este item está licenciado na Creative Commons License