A performance musical e a crise de autoridade : corpo e gênero
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Tipo
Assunto
Resumo
A derrocada do formalismo na música deflagrou uma crise de autoridade na performance musical. Entretanto, os ecos prolongados do autoritarismo ainda se fazem presentes na prática da performance. A demanda contemporânea da criatividade na performance musical requer uma desconstrução da estrutura normativa que tem regulado a nossa prática por quase dois séculos. Utilizando as definições de Goehr dos dois ideais de performance, examino a relação entre a tradição e o ideal do Werktreue, bem como o ...
A derrocada do formalismo na música deflagrou uma crise de autoridade na performance musical. Entretanto, os ecos prolongados do autoritarismo ainda se fazem presentes na prática da performance. A demanda contemporânea da criatividade na performance musical requer uma desconstrução da estrutura normativa que tem regulado a nossa prática por quase dois séculos. Utilizando as definições de Goehr dos dois ideais de performance, examino a relação entre a tradição e o ideal do Werktreue, bem como o papel do corpo traçado de acordo com os dois ideais, enfocando a separação mente/corpo e as divisões de gênero. ...
Abstract
The debunking of musical formalism has created an authority crisis in musical performance. However, the lingering echoes of authoritarianism are still present in musical performance practice. The contemporary demand for creativity in musical performance requires a deconstruction of the normative structure that has regulated our practice for roughly two centuries. Using Goehr’s definition of the two ideals of performance practices, I examine the relationship between tradition and the Werktreue i ...
The debunking of musical formalism has created an authority crisis in musical performance. However, the lingering echoes of authoritarianism are still present in musical performance practice. The contemporary demand for creativity in musical performance requires a deconstruction of the normative structure that has regulated our practice for roughly two centuries. Using Goehr’s definition of the two ideals of performance practices, I examine the relationship between tradition and the Werktreue ideal, as well as the role of the body in each of the practices in relation to the mind/ body split and gender divisions. ...
Contido em
Revista interfaces. Rio de Janeiro. N. 18, v. 1 (jan./jun. 2013), p. 76-95
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Linguística, Letras e Artes (2737)
Este item está licenciado na Creative Commons License