O tripé da alfabetização : consciência fonológica, princípio alfabético e letramento
dc.contributor.author | Scherer, Ana Paula Rigatti | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-28T04:38:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1646-6195 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/224604 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo trata do tripé da alfabetização: consciência fonológica, explicitação do princípio alfabético e letramento. A pesquisa de Rigatti-Scherer (2008) apresenta evidências quanto aos três eixos norteadores. São elas: desenvolver a consciência fonológica ao longo do período de alfabetização proporciona a aprendizagem da escrita de forma mais eficaz e esta, sendo estabelecida, proporciona melhor desempenho em consciência fonológica; a explicitação do princípio alfabético durante o período de alfabetização facilita a aprendizagem da escrita para estudantes de turmas regulares e de estudantes com necessidades especiais; o letramento possibilita a interação e o uso real das funções da leitura e da escrita. Os três “pés”equilibrados sustentam a alfabetização. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article deals with the teaching reading and writing tripod: phonological awareness, explanation of the alphabetical principle and literacy. Rigatti-Scherer’s research (2008) presents evidence regarding the three guiding axes. Are they: developing phonological awareness throughout the literacy period provides the learning of writing more effectively and that, being established, provides better performance in phonological awareness; the explanation of the alphabetical principle during the teaching reading and writing period facilitates the learning of writing for students of regular classes and students with special needs; literacy enables interaction and the real use of reading and writing functions. The balanced three “feet” support teaching reading and writing. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Linguística : revista de estudos linguísticos da Universidade do Porto. Vol. 15, n. esp (2020), p. 33-43 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Literacy | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Speech, Language and Hearing Sciences | en |
dc.title | O tripé da alfabetização : consciência fonológica, princípio alfabético e letramento | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001120482 | pt_BR |
dc.type.origin | Estrangeiro | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39951)Ciências da Saúde (10685)