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dc.contributor.authorWolf, Rita Dolorespt_BR
dc.contributor.authorMeyer, Dagmar Elisabeth Estermannpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-22T04:36:54Zpt_BR
dc.date.issued1998pt_BR
dc.identifier.issn1414-3518pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224322pt_BR
dc.description.abstracto trabalho inscreve-se no campo da História da Educação no Rio Grande do Sul e analisa uma dimensão da imigração alemã para este Estado no início do século XX. Trata-se de mapear concepções de professor e de professora produzidas/reproduzi das pelo Jornal "Deutsche Post". no período de 1906 a 1915, buscando apreender com isso, de forma mais ampla, os sentidos atribuídos à escola elementar teuto-brasileira, enquanto instância de produção e de preservação do germanismo e do luteranismo nas regiões de colonização. Fundamenta-se no pressuposto de que os jornais e almanaques teu to-brasileiros constituem importantes recursos de conservação da língua alemã nas comunidades e, mais do que isso, são importantes elementos de fortalecimento da Igreja e da escola, apresentadas neles como os pilares da preservação cultural.pt_BR
dc.description.abstractThis work is inserted in the field of the History of the Education in Rio Grande do Sul and analises a dimension of the germany imigration to the state in the 20th century. It is about building concepts of male and female teachers produced and reproduced by the "Deutsche Post" Journal, from 1906 to 1915, aiming to learn with this, in a more large aspect, the concepts confered to the german-brasilian elementary school as a place to produce and preserve the german culture and the Protestantism in colonization areas. It is based on the principie that german-brasilian newspapers and almanacs are important means of preserving the german language among communities. More than this, german-brasilian almanacs and newspapers are fundamental elements to strenghten the church and the school, which are considered pillars in the preservation of culture.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHistória da educação. Pelotas, RS. Vol. 2, n. 3 (abr. 1998), p. 121-137pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProduction of cultureen
dc.subjectDeutsche Post (Jornal)pt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectConcepts of teacheren
dc.subjectImigração alemãpt_BR
dc.subjectGerman-brasilian elementary schoolen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectCultura teuto-brasileirapt_BR
dc.subjectImprensapt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.titleConcepções de professor e de professora no jornal Deutsche Post-RS : 1906-1915pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000083324pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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