Concepções de professor e de professora no jornal Deutsche Post-RS : 1906-1915
dc.contributor.author | Wolf, Rita Dolores | pt_BR |
dc.contributor.author | Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-22T04:36:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1998 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1414-3518 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/224322 | pt_BR |
dc.description.abstract | o trabalho inscreve-se no campo da História da Educação no Rio Grande do Sul e analisa uma dimensão da imigração alemã para este Estado no início do século XX. Trata-se de mapear concepções de professor e de professora produzidas/reproduzi das pelo Jornal "Deutsche Post". no período de 1906 a 1915, buscando apreender com isso, de forma mais ampla, os sentidos atribuídos à escola elementar teuto-brasileira, enquanto instância de produção e de preservação do germanismo e do luteranismo nas regiões de colonização. Fundamenta-se no pressuposto de que os jornais e almanaques teu to-brasileiros constituem importantes recursos de conservação da língua alemã nas comunidades e, mais do que isso, são importantes elementos de fortalecimento da Igreja e da escola, apresentadas neles como os pilares da preservação cultural. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work is inserted in the field of the History of the Education in Rio Grande do Sul and analises a dimension of the germany imigration to the state in the 20th century. It is about building concepts of male and female teachers produced and reproduced by the "Deutsche Post" Journal, from 1906 to 1915, aiming to learn with this, in a more large aspect, the concepts confered to the german-brasilian elementary school as a place to produce and preserve the german culture and the Protestantism in colonization areas. It is based on the principie that german-brasilian newspapers and almanacs are important means of preserving the german language among communities. More than this, german-brasilian almanacs and newspapers are fundamental elements to strenghten the church and the school, which are considered pillars in the preservation of culture. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | História da educação. Pelotas, RS. Vol. 2, n. 3 (abr. 1998), p. 121-137 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Production of culture | en |
dc.subject | Deutsche Post (Jornal) | pt_BR |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | Concepts of teacher | en |
dc.subject | Imigração alemã | pt_BR |
dc.subject | German-brasilian elementary school | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Cultura teuto-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Imprensa | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.title | Concepções de professor e de professora no jornal Deutsche Post-RS : 1906-1915 | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000083324 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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